G20 Social:marco mundial do governo Lula coordenado por Márcio Macêdo

                              Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

Nos próximos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, chefes de Estados de 19 países participarão da cúpula final do G20. O governo Lula, entre todos os temas debatidos, quer dar uma atenção especial a área social e está ultimando um documento final– que será debatido nos dias 14, 15 e 16 cúpula social do G20 – fruto de uma discursão ampla com os mais diversos setores nos debates realizados com a participação de representantes de todos os países envolvidos.

Se em nível mundial será a afirmação do protagonismo do governo Lula nas pautas sociais do G20, para Sergipe o orgulho será maior ainda porque na coordenação do G20 Social está o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, que participou ativamente de todas ações e debates para a formatação do documento final que será apresentado pelo presidente Lula.

Herbert José de Sousa, o Betinho – que se vivo completaria 79 anos no último dia 3 de Novembro – onde estiver, estará comemorando este protagonismo mundial do Brasil em defesa da dignidade, da melhorias assistências, ou seja da Vida. Para os mais novos, Betinho fundou a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida que foi a primeira grande campanha nacional, envolvendo toda sociedade, que despertou os brasileiros para a importância do combate a fome.

Com certeza, ao entregarem o documento final do G20 Social, o presidente Lula e o ministro Márcio Macêdo farão uma homenagem ao legado deixado por Betinho. E como Márcio sempre diz quando fala sobre o G2O Social citando o presidente Lula de que não há política pública sem a efetiva participação social. O documento final do G20 Social é um reflexo desta ampla participação, onde o governo Lula, sob a coordenação do ministro Márcio saiu dos gabinetes e ouviu a sociedade, organizações, movimentos sociais e todos que estão na ponta deste processo.

O Brasil, através do governo Lula, está fazendo história junto ao G20, que congrega as nações mais ricas do mundo. Está deixando um legado, algo inédito na área social mundial. E Sergipe, o menor Estado do Brasil, tem participação expressiva neste legado através do ministro Márcio Macêdo, que vem seguindo a risca o legado de Betinho:  “A fome e a miséria terão que estar em todos os debates, palanques e comícios.”

Perguntar não ofende! Todo mundo sabe que para entrar no gabinete do prefeito Edvaldo Nogueira tem que deixar o celular na antessala. Será que a prefeita eleita, Emília Corrêa teve que deixar o celular quando da visita para levar o ofício da equipe de transição? Oxente!

Mais uma obra A Escola Estadual José da Silva Ribeiro Filho, situada no bairro Santos Dumont, na capital sergipana, passou por uma completa reestruturação para receber novos equipamentos pedagógicos e de lazer, e será entregue pelo governador Fábio Mitidieri nesta quarta-feira, 6. É importante lembrar que esta é a 57ª obra do Governo do Estado entregue para a Educação em 22 meses de gestão, ou seja, uma unidade de ensino completamente reformada, ampliada ou modernizada a cada 12 dias e uma escola climatizada a cada seis dias. O investimento foi de mais de R$ 1,5 milhão.

 Nem sempre toda unanimidade é burra como dizia Nelson Gonçalves. Na era digital e quando se necessita de diálogo, seriedade e transparência a Câmara de Aracaju parece que continuar no mesmo caminho Não foi surpresa para o titular deste espaço a votação expressiva para a Câmara de Aracaju, 11.120 votos do vereador reeleito Ricardo Vasconcelos, atual presidente do legislativo municipal. Além de pegar uma Câmara enxuta através do aliado e ex-presidente Nitinho, Ricardo soube determinar no momento necessário, na prática, a separação e o respeito entre os poderes.

 Respeito, confiança e credibilidade Aliás, o diálogo dele é com todos e o tratamento para com os colegas é o mesmo, sem distinção. Por isso dois vereadores, Emília Corrêa e Ricardo Marques, hoje prefeita e vice-prefeitos eleitos, têm simpatia pela candidatura dele a presidente, já que será outra legislatura. No caso de ser eleito, Ricardo não poderá ser candidato a presidente no biênio subsequente. Em pouco tempo na política, Ricardo que é advogado e servidor concursado da Deso, conquistou não só respeito, mas a confiança e a credibilidade dos velhos e novos colegas. Por isso, a unanimidade às vezes, não é burra, mas alicerçada na independência entre os poderes. Um bom exemplo foi a unanimidade na reeleição de Jeferson Andrade recentemente para a presidência da Alese. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José Augusto Vieira exige saída de associação de equoterapia do Parque de Exposição e ameaça atendimento a crianças autistas no local Revista Realce: Mães e pais de crianças com Transtorno de Espectro Autista estão preocupados e aflitos com a situação que se encontram após o empresário José Augusto Vieira, proprietário do Grupo Maratá, solicitar a desocupação da associação de equoterapia no Parque de Exposição Nicolau de Almeida. A ação ocorre após a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (Republicanos) dar andamento à permuta do patrimônio histórico da cidade. A notificação extrajudicial foi entregue na manhã desta terça-feira, 5, estabelecendo o prazo de três dias, até a próxima sexta-feira, 8, para que a associação deixe o local. A associação atende cerca de 230 famílias que utilizam o tratamento de saúde oferecido no parque. Aqui toda matéria: https://www.instagram.com/p/DCAC4YES2AB/

Sérgio reassume como deputado estadual e volta à Alese O deputado estadual Sérgio Reis (PSD) retornou às sessões da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) ontem, 5, reassumindo a vaga de Jorginho Araújo (PSD), que voltou a comandar a Secretaria de Estado da Casa Civil. Sérgio destacou empenho total no trabalho dedicado aos sergipanos durante o período em que ficará como deputado, uma vez que ele assume como prefeito de Lagarto a partir de 2025.

Trabalho “Muito bom e importante retornar a esta Casa para a gente continuar nosso trabalho em prol do povo de Sergipe e ser mais uma voz ativa que vem da região Centro-Sul do estado”, afirmou o deputado. Sérgio retorna à cadeira de deputado estadual após Jorginho ser reempossado secretário de estado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), nesta segunda, 4, em solenidade no Palácio-Museu Olímpio Campos.

Cirurgias Mais de 19 mil cirurgias já foram realizadas pelo programa Opera Sergipe do Governo do Estado, desde o lançamento em julho de 2023. A iniciativa, que visa reduzir as longas filas por procedimentos de média complexidade, tem beneficiado milhares de sergipanos dos 75 municípios, contribuindo para o resgate da qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes.

 Cirurgias II “Os números do Opera Sergipe e a resolutividades nas mais de 19 mil cirurgias realizadas expõem o êxito do programa. Nesta primeira fase, ofertamos um rol de 15 procedimentos eletivos e, em breve, conseguiremos contemplar outros tipos de procedimentos como endometriose, reconstrução da mama, cirurgia para câncer de próstata, bariátrica e outros que estamos definindo para a segunda fase do Opera Sergipe”, informou o secretário da Saúde, Cláudio Mitidieri.

 

 

 

 

 

 

 

Juca define primeiros detalhes para projeto de eficiência energética em Laranjeiras O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), reuniu-se na manhã Da segunda-feira, 4, com secretários e representantes da empresa que vai fornecer e instalar em Laranjeiras usinas solares para a produção e geração de energia nos prédios públicos e a Implantação de Iluminação de Led em toda a cidade, bairros e povoados. Com o investimento, Laranjeiras será a primeira Cidade do Nordeste a ter um sistema de energia limpa e renovável no âmbito da administração pública.

Previsão A previsão é que o novo sistema esteja em operação em um período de até um ano. Até lá, os representantes da empresa estarão em campo para realizar todos os estudos técnicos necessários. Entre os benefícios de utilização da energia solar, estão a preservação do meio ambiente, a boa aplicação dos recursos públicos, a redução de quase 70% dos custos com energia elétrica por um período de 25 anos, a climatização com ar condicionados em todas as escolas municipais, a geração de emprego e renda com as contratações a serem realizadas pela prestadora de serviços, entre outros.

Meio ambiente e redução de custos “O investimento é em algo inovador, grandioso e desafiador, porém nós precisamos realizar isto em nome do meio ambiente, da redução de custos para os cofres da Prefeitura e por em prática o que se denomina eficiência energética. Com a utilização de uma energia limpa e renovável, todos ganham e garantiremos uma qualidade de vida melhor para as próximas de gerações. A nossa gestão tem compromisso em trazer para os laranjeirenses o que há de mais moderno e eficiente”, destacou Juca. A contratação foi realizada através de processo licitatório no modelo de uma PPP – Parceria Público-Privada com investimento 100% da empresa vencedora.

Aracaju: Câmara aprova em primeira discussão Projeto de Lei que institui condições para liberação de verbas a empresas de transporte coletivo A Câmara Municipal de Aracaju aprovou por unanimidade, na sessão de  ontem,5, em primeira discussão, o Projeto de Lei que institui condições para liberação de verbas de subsídio público a empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo. A propositura é do vereador Camilo Daniel (PT) e traz garantias para que os trabalhadores possam ter seus pagamentos em dia.

Atraso salarial O projeto impossibilita que as empresas do transporte público recebam subsídio da prefeitura de Aracaju se estiverem em atraso com os salários dos trabalhadores do setor rodoviário e se encontrarem em débito em relação às obrigações previdenciárias referentes a essa categoria profissional. Além disso, também está condicionada à manutenção de condições básicas para a operação da frota. Para Elizabeth, representante dos rodoviários, o momento é de comemoração e parabeniza Camilo pelo projeto. “É um projeto de suma importância, com a quebra desses subsídios para que as empresas não estejam só tendo a lucratividade sem repassar para o trabalhador”, comenta.

Luta Há muito tempo o vereador Camilo luta pelos direitos trabalhistas da categoria, inclusive realizando visitas e levando ao Ministério do Trabalho em Sergipe as reivindicações dos rodoviários. Ele também votou contra o subsídio de 24 milhões, tendo em vista a falta de garantias legais que os salários atrasados e outros benefícios seriam quitados pelas empresas de transporte.

Exemplo O parlamentar comemora e agradece o apoio dos colegas parlamentares na aprovação do projeto. “Que a aprovação desse projeto sirva como exemplo para todas as empresas que têm contrato com o serviço público do município e que sirva de exemplo para toda a sociedade aracajuana. O que não pode é o nosso povo com 5 meses sem salário e as pessoas não terem um ônibus decente. A gente precisa de um transporte de qualidade e de trabalhadores remunerados”, conclui.

Ação Conjunta Empodera Mulheres Rurais na Comunidade Patioba, Japaratuba Os Programas Ater Mulher e Fomento Rural realizaram uma importante ação conjunta na Comunidade Patioba, Japaratuba, garantindo mais um passo rumo ao fortalecimento da agricultura familiar e da autonomia das mulheres rurais. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, Secretaria de Estado da Agricultura, Emdagro, Ministério do Desenvolvimento Social e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – Anater, que seguem juntos apoiando o crescimento do campo e promovendo o protagonismo feminino no meio rural.

Cadastramento Durante a ação, foi feito o cadastramento das beneficiárias e a emissão dos termos de adesão, liberando assim os primeiros fomentos rurais, no valor de R$ 4.600,00 por beneficiária, para o desenvolvimento de suas atividades agrícolas, incrementando, desta forma, mais de 300 mil reais na economia local da Comunidade Patioba. “É o Estado de Sergipe investindo no potencial das mulheres que fazem a diferença na agricultura familiar!”, registrou o secretário Zeca da Silva.

Artesanato vivo O artesanato sergipano é um dos protagonistas na CasaCor Sergipe deste ano, a partir do apoio do Governo de Sergipe. O governador Fábio Mitidieri visitou o consagrado evento do cenário da arquitetura, design de interiores e paisagismo, que recebeu a primeira Casa do Artesanato Sergipano. “A arte e a cultura, além da expressão de um povo, são uma oportunidade a mais para desenvolver a sociedade. Investir na cultura e naquilo que a gente pode oferecer de diferencial é uma maneira de atrair cada vez mais gente para Sergipe, a partir do turismo”, expressou.

 Vereador Sargento Byron leva solicitações do Recanto da Paz para a SMTT Além de protocolar indicações a serem encaminhadas à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para melhorias no Recanto da Paz, o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) também participou de uma reunião na pasta, acompanhado pelo presidente da Associação de Moradores da Comunidade, para reforçar as solicitações com as proposituras em mãos. 

Melhorias “Sempre tivemos bom acesso ao tenente-coronel Silvio Prado e, agora, à frente da SMTT, sigo apostando nesse diálogo para que, juntos, possamos sempre buscar o melhor para a população aracajuana. Como mencionei em minha fala na Câmara de Aracaju, sabemos que a comunidade do Recanto da Paz vive seu melhor momento, com infraestrutura, ruas pavimentadas e esgotamento sanitário, celebrando direitos que, por anos, não existiam. No entanto, a população ainda clama por ajustes nessa reestruturação, especialmente no que se refere à segurança de pedestres e motoristas. Por isso, há a necessidade de lombadas para redução de velocidade, além da reforma e instalação de abrigos nos pontos de ônibus, tanto na praça da comunidade quanto na calçada de acesso ao Centro de Excelência Santos Dumont, na Av. Senador Júlio César Leite”, destacou o parlamentar. 

 Planejamento Para o presidente da Associação de Moradores do Recanto da Paz, Eduardo Silva, as melhorias e a manutenção devem fazer parte do planejamento de toda gestão municipal: “Demoramos muitos anos para termos voz, e agora é preciso que ajustes e manutenções sejam priorizados, pois não podemos cair no esquecimento e aumentar as demandas e urgências. Mais uma vez, agradeço ao vereador Sargento Byron e à administração do prefeito Edvaldo Nogueira por viabilizar esse contato”, declarou.

 

 

 

 

 

 

 

 

ACDS apresentará fórmula de disputa do sergipano 2025 Na segunda-feira , 04, a diretoria da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS), reuniu-se para discutir uma fórmula a ser apresentada pela categoria durante a realização de arbitral para o campeonato sergipano de 2025, evento organizado pela Federação Sergipana dr Futebol (FSF). Na oportunidade, após amplo debate, chegou ao consenso de proposta a ser apresentada.

Confraternização Durante encontro, definiu-se, também, a data e o local para a realização da festa de confraternização. Que ocorrerá no dia 07 de Dezembro no Sindicato dos Servidores da Alese (SindAlese) à partir das 11 h. Durante a reunião, que ocorreu na sede da entidade no complexo da Arena Batistão, foi apresentada a realização de outro evento comemorativo. Que deverá ser anunciado nos próximos dias.

Credencial Vale frisar que à partir do dia 11 de Novembro, estará em aberto o período de renovação da credencial para 2025, com valor de R$ 140 reais até o dia 31 de Dezembro deste ano. Sendo que os associados que por ventura realizem a renovação até o dia 05 de Dezembro, estarão recebendo na festa de confraternização a nova carteira confeccionada.

Ações Anteriores  Neste ano, a ACDS realizou evento comemorativo aos 75 anos da entidade, com jogo no campo da AABB, para em seguida homenagear alguns ex-presidentes e cronistas esportivos, pelos relevantes serviços prestados. Culminou com o tradicional comes e bebes. A diretoria colocou à disposição da categoria, uma camisa alusiva aos 75 anos da entidade no valor R$ 60,00, onde cerca de vinte cronistas adquiriram a sua.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Mundial do Ceratocone: doença ocular atinge 150 mil pessoas por ano no Brasil e pode levar à cegueira Neste domingo, 10, é o Dia Mundial do Ceratocone, uma doença ocular progressiva caracterizada pelo afinamento e deformação da córnea, em formato de cone, o que afeta a visão e pode progredir para cegueira em casos graves. Dados do Ministério da Saúde apontam que o ceratocone atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil, normalmente pacientes jovens entre 10 e 25 anos. A data tem como objetivo conscientizar sobre a doença que é uma das principais razões para transplantes de córnea no país, com uma média de cerca de 13 mil procedimentos anuais, e que tem a consulta regular com o oftalmologista como principal forma de prevenção.

 Exames De acordo com o presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologia e especialista em ceratocone, Dr. Allan Luz, o primeiro sinal da doença costuma ser a visão turva, levando muitas pessoas a procurarem um oftalmologista para ajustar o grau dos óculos. No entanto, essa troca geralmente não resolve o problema, e a tendência é de que o quadro se agrave progressivamente, podendo até causar perda significativa da visão. “A suspeita de ceratocone pode surgir em exames oftalmológicos básicos e ser confirmada por meio da topografia da córnea, um exame que mapeia a superfície da córnea e identifica claramente a presença da doença”, alertou.

Progressão O especialista destaca que a progressão da doença é mais agressiva quando se inicia na infância, representando a causa de cerca de 15-20% dos transplantes de córnea em crianças. “Os jovens coçam bastante os olhos e existe uma instabilidade na córnea. Ela é mais frágil quando você é mais jovem. Quanto mais velho você vai ficando, mais resistente a córnea fica, o que reduz as chances de ser acometido pela doença”, explicou Allan Luz.

Diagnóstico e tratamento Especialista em ceratocone e pioneiro em técnicas cirúrgicas para o tratamento da doença em Sergipe, o oftalmologista Allan Luz reforça que quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais fácil será o tratamento. “Se for diagnosticado cedo, precocemente, é possível fazer tratamentos adequados, mais simples, que vão evitar o transplante da córnea. Um dos principais tratamentos para o ceratocone é o implante de um anel, o anel intracorneano, conhecido como anel de Ferrara também”, detalhou.

Diagnóstico e tratamento II O anel de Ferrara é implantado em casos leves, moderados e até mesmo em casos avançados, podendo reverter a curvatura alterada da córnea, reduzindo, dessa forma, as aberrações causadas pela doença e melhorando, por fim, a acuidade visual do paciente. “Outro tratamento específico é o crosslinking de colágeno, que tem por objetivo impedir ou deter a progressão da doença”, afirmou.

Fatores de risco e consultas regulares O presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologia, Allan Luz, destaca ainda a necessidade das pessoas estarem atentas aos fatores de risco e de realizarem consultas oftalmológicas regularmente para diagnosticar o problema o quanto antes. “A doença está cada vez mais frequente nos consultórios oftalmológicos. Por isso, é importante alertar as pessoas sobre os fatores de risco, como a alergia ocular e o histórico familiar, mas principalmente sobre evitar o ato de coçar os olhos”, finalizou.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 PELO E-MAIL  [email protected] 

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

 Frase do Dia

“Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.” Provérbio Chinês.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta terça-feira (05/11), o Papa Francisco erigiu a Província Eclesiástica de Joinville (SC), elevando a Sé de Joinville à categoria de Igreja Metropolitana e atribuindo-lhe como sufragâneas as Dioceses de Blumenau e Rio do Sul, anteriormente pertencentes à Província Eclesiástica de Florianópolis. Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-11/papa-francisco-nomeacoes-brasil-arquidiocese-joinville-chapeco.html

 

 

 

O post G20 Social:marco mundial do governo Lula coordenado por Márcio Macêdo apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.