Contra Trump, ativistas pintam Embaixada dos EUA em Londres de laranja

Ativistas climáticos do grupo ambientalista Just Stop Oil pintaram a Embaixada dos Estados Unidos em Londres com tinta laranja em protesto contra o “fascismo”. O ato aconteceu na manhã desta quarta-feira (6/11), após a vitória de Donald Trump.

Na rede social X, o grupo postou um vídeo que mostra o momento em que dois homens pintam a faixada do prédio com um spray laranja.

Assista:

 

Os dois homens, de 25 e 72 anos, foram presos sob suspeita de danos criminais, informou a polícia local. “Esta atividade é vandalismo disfarçado de protesto e continuaremos a ter uma atitude de tolerância zero para ações como esta”, disse uma declaração do vice-comissário assistente da Polícia Metropolitana de Londres, Andy Valentine.

Em um texto, também publicado na rede, o grupo ambientalista afirma que, com a eleição de Trump, “o mundo acorda e descobre que caiu ainda mais no fascismo, assim como no colapso climático”. Segundo o Just Stop Oil, as vidas das pessoas estão risco “em todos os lugares”. “Sistemas políticos que podem ser comprados pelas grandes petrolíferas não têm valor”, acrescenta.

“Na Espanha, esta semana, centenas de corpos continuam sendo arrastados da lama – este é apenas um pequeno presságio do que está por vir se não mudarmos o curso imediatamente”, alerta o post.

3 imagens

1 de 3

Divulgação/ Just Stop Oil

2 de 3

Divulgação/ Just Stop Oil

3 de 3

Divulgação/ Just Stop Oil

Ainda na publicação, o Just Stop Oil afirma: “Enquanto a democracia for sequestrada por interesses corporativos e bilionários, ela não conseguirá entregar a mudança que as pessoas clamam. Isso sempre deixará a porta aberta para falsos populistas como Trump explorarem o descontentamento que muitos sentem.”

De acordo com o grupo ambientalista o verdadeiro vencedor dessas eleições é o poder corporativo “que controla os principais partidos nos EUA e no Reino Unido”. “Eles continuam a garantir que os interesses da indústria de combustíveis fósseis continuem a ser priorizados em detrimento do bem-estar das pessoas comuns.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.