Bolsonaro aposta em Trump, que até hoje não o segue no Twitter

Jair Bolsonaro está certo de que Donald Trump pressionará o Brasil a revogar a inelegibilidade do ex-presidente e frear os inquéritos de que ele é alvo. Hoje, essa é a maior esperança do bolsonarismo como caminho para que Bolsonaro possa se candidatar em 2026 ao Planalto. Ok, mas os sinais de Trump, até agora, não são animadores.

O presidente eleito não falou publicamente nada que indique que estará disposto a contaminar a relação diplomática com o Brasil com essa pauta. Não há nada, fora a promessa de Eduardo Bolsonaro e aliados, que indique isso como prioridade. Pelo contrário.

Um indício da importância que Bolsonaro tem na vida de Trump pode ser medido pelo X, antigo Twitter, do americano. Até hoje, Trump sequer segue Jair Bolsonaro na plataforma. Nem no Instagram.

Trump tampouco tem registros sobre Bolsonaro nas duas plataformas. Mas devem ser lapsos. Trump certamente neste momento está convocando seus futuros ministros e deixando claro que devolver os direitos políticos de Bolsonaro será o objetivo central de seu governo.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Adicionar aos favoritos o Link permanente.