Saiba por que a Crocs está sendo banida em escolas nos Estados Unidos

Inseridos nas tendências de moda e práticos para atividades cotidianas, os tamancos da Crocs são escolhas confortáveis para os jovens dos Estados Unidos irem à escola. Entretanto, os calçados têm motivado distrações entre os estudantes, colocando a marca na mira do corpo docente das instituições estaduais.

Vem entender!

 

A imagem mostra três jovens exibindo seu calçados Crocs. Em cores variadas, a imagem mostra apenas os tamancos sem revelar mais do corpo das pessoas
A marca voltou a fazer sucesso em 202o, junto ao movimento por uma moda confortável

 

Nos Estados Unidos, é comum que os estudantes escolham peças de roupas confortáveis, até pijamas, para passarem o dia letivo. Nesse cenário, os calçados slip-on feitos de espuma se tornaram a principal escolha entre os alunos, mas os tamancos preocupam os docentes por um simples motivo: os estudantes não param de tropeçar.

Boa parte das escolas são feitas com piso vinílico, que, em contato com o material emborrachado da Crocs (patenteado pela marca como Croslite), causa uma forte aderência ao chão, derrubando qualquer um que usa o calçado. Os casos de acidentes com os Clogs são tão comuns que se tornaram trend no TikTok, com filmagens de estudantes caindo ou exemplificando as quedas de forma humorística. Confira o vídeo clicando aqui.

 

A imagem mostra uma jovem caindo no chão. De camisa e calçado rosa, ela tropeça e cai sob o chão cinza
O vídeo reproduzido conta com mais de 300 mil curtidas

 

A imagem mostra uma mçao segurando um Crocs preta com varios acessórios
Os Jibbitz são acessórios que podem ser comprados com as Crocs

 

Como resposta aos incidentes, escolas em mais de dez estados baniram as Crocs como uma medida protetiva aos alunos. Outro problema levantado pelas instituições são os Jibbitz — os acessórios presos ao calçado —, pois os estudantes realizam trocas e customizam seus modelos durante o período de aula, além das confusões motivadas pelos mesmos.

Uma das instituições que tomou providências, a LaBelle Middle School, em Port La Belle, na Flórida, adicionou uma restrição específica aos calçados no código de vestimenta da escola. “Não são permitidos Crocs”, destaca o dress code escolar, após enfatizar o uso de calçados justos ao pé e com proteção no calcanhar.

 

A imagem mostra quatro adultos (dois homens e duas mulheres) fotografadas em um corredor escolar. Calçando Crocs, o grupo imita roupas de estudantes
Alguns professores ironizam o estilo de roupas dos alunos

 

A imagem mostra três jovens exibindo seu calçados Crocs. Em cores variadas, a imagem mostra apenas da cintura para baixo
As Crocs são um sucesso entre as gerações Z e Alpha

 

O futuro da Crocs

Segundo analistas do mercado, caso o banimento da marca alcance proporções maiores, a medida pode impactar diretamente os lucros da empresa. Já no relatório deste trimestre — que contempla o período de volta às aulas de 2024 nos Estados Unidos — apresentado pela Crocs em 29 de outubro, as vendas da marca cresceram apenas 0,4%, marcando o ponto mais baixo desde 2020.

Apesar do quadro atual, a empresa reconquistou o prestígio entre os jovens durante a pandemia da Covid-19 devido às colaborações inusitadas com artistas, personagens e até outras marcas de setores variados como a Pringles. As estratégias adotadas pela Crocs em 2023 resultaram em um amento de 47% na receita anual da marca, em comparação com o mesmo período de 2022.

A imagem mostra um par de Crocs. O pé esquerdo na cor azul e o direito na cor verde. Ambos trazem um bigode como detalhe na frente
As colaborações da marca são ousadas e divertidas

 

A imagem mostra um modelo apoiado em uma coluna expondo seu calçado. Com a composição em tons marrons, a imagem traz ondulações em sua composição
A Crocs possui modelos de tênis fechados como o Echo Storm, também feito de Croslite

Uma saída para a Crocs pode ser investir nos calçados fechados, que já fazem sucesso entre os fashionistas. Criar versões mais simples que mantenham a proposta prática e confortável pode mudar a imagem da marca entre as instituições e docentes.

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