Terminal Gentileza é transformado em espaço cultural

O Terminal Intermodal Gentileza foi transformado em um verdadeiro espaço cultural. Hoje, quem passar pelo local poderá participar das diversas atividades oferecidas pelo Instituto CCR, um dos patrocinadores da Festa Literária das Periferias (Flup), que ocorrerá de 11 a 17 de novembro. O objetivo da ação é criar uma conexão do público com o festival.

Uma delas é o Sarau do Machado de Assis – uma parceria da Flup com a Academia Brasileira de Letras e a Universidade das Quebradas -, que ocorrerá até as 13h. Estão programadas seis apresentações, cada uma com 15 minutos de duração, na qual 25 poetas compartilham as suas criações e expressões artísticas. Dentre as diversas temáticas abordadas estão a valorização da cultura brasileira, a forma como Machado abordava a sociedade de seu tempo, a vida do profeta Gentileza e as lições deixadas por ele.

Terminal Gentileza é transformado em espaço cultural
Terminal Gentileza é transformado em espaço cultural

Das 15h às 16h, será realizada uma roda de conversa com o tema “Nós PODemos Tudo” comandada por personalidades que têm atuado como referências para que mulheres negras exerçam todas as suas potencialidades. A ação contará com Isabela Reis, jornalista, criadora de conteúdo e coapresentadora do podcast Angu de Grilo, e Gabriela de Oliveira, mais conhecida como Gabi de Pretas, que possui mais de 620 mil seguidores no Instagram e 659 mil inscritos no YouTube, produzindo conteúdos que exploram a estética da mulher negra.

Terminal Gentileza é transformado em espaço cultural
Terminal Gentileza é transformado em espaço cultural

A conversa abordará temas como reconhecimento, sucesso, dinheiro e visibilidade, com as participantes compartilhando vitórias, dificuldades, superações e inspirações. A mediação será feita por Andrea Borges, diretora de produção da Flup e mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Arrecadação de livros – O Instituto CCR também promove uma ação de arrecadação de livros no TIG. Para incentivar a doação entre os frequentadores do terminal, foram instaladas duas estantes, cada uma com 5 metros de largura. Todo o montante arrecadado no período de 7 a 30 de novembro será doado para as instituições Entre o Céu e a Favela e Gamboa Ação, ambas localizadas na Gamboa.

ESTAMOS NAS REDES

Siga no Bluesky

Siga-nos no X (antigo Twitter)

Siga-nos no Instagram

Curta no Facebook

Inscreva-se no Youtube

Participe do Canal no WhatsApp

O post Terminal Gentileza é transformado em espaço cultural apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.