SpaceX pode testar abastecimento orbital do foguete Starship em 2025

Parece que a SpaceX vai testar em breve o abastecimento orbital do seu poderoso foguete Starship. Em entrevista no YouTube ao Spaceflight Now, Kent Chojnacki, gerente-adjunto do programa Sistema de Pouso Tripulado, da NASA, comentou que o procedimento pode ser realizado logo no ano que vem e deve durar algumas semanas.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Copia, mas não faz igual: China revela foguete tipo Starship, da SpaceX 
  • SpaceX | Explosão do foguete Starship cria buraco na atmosfera 

Segundo ele, o teste deve começar por volta de março de 2025, durando algumas semanas. Trata-se de uma empreitada bastante ambiciosa, que vai exigir o lançamento de dois foguetes Starship separados por um intervalo de três a quatro semanas. 

Quando estiverem no espaço, a ideia é que a espaçonave inicial receba gás e permaneça ali; depois, o segundo foguete vai ir até ele, acoplando-se. Em seguida, este veículo vai transferir propelente ao primeiro.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Não leve a cena a mal, trata-se apenas de uma representação do abastecimento orbital dos foguetes Starship (Imagem: Reprodução/SpaceX)

Depois que a transferência do composto estiver finalizada, o segundo foguete vai realizar a desacoplagem. Finalmente, ambos vão deixar a órbita da Terra, marcando a primeira transferência já feita de foguete para foguete — contanto que tudo corra bem, claro. 

“E uma vez que isso está feito, você realmente abre a oportunidade de mover grandes quantidades de carga útil e carga para fora da esfera da Terra”, disse ele na entrevista. “Se você puder ter um Starship com agregação de propelente, esse vai ser o próximo passo para fazer uma demonstração sem tripulação”, acrescentou. 

Por enquanto, o possível cronograma não foi confirmado pela SpaceX. Mesmo assim, é certo que a demonstração representa um passo importante para a empresa, já que uma versão modificada do Starship foi selecionada para levar os próximos astronautas à superfície da Lua. 

Saiba mais:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.