Canabinol: composto da cannabis melhora qualidade e duração do sono

Composto pouco conhecido da cannabis, o canabinol (CBN) pode ter um efeito altamente desejado, mas, até então, ignorado pela ciência no campo medicinal. A substância proporciona um sono de melhor qualidade e mais longo em testes com animais, com efeito semelhante ao zolpidem, como indica a nova pesquisa da Universidade de Sydney, na Austrália.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Anvisa autoriza uso de cannabis medicinal para pets; entenda
  • Cientistas descobrem efeito anti-idade da cannabis em ratos

Sem evidências científicas, alguns produtos com canabinol já são relacionados como indutores do sono para pessoas com insônia. Embora a atual pesquisa não confirme isso, o estudo australiano feito com ratos dá um novo norte para a análise dos efeitos da cannabis medicinal e dos seus derivados.  

“Este é o primeiro estudo a mostrar que o CBN e seu metabólito ativo 11-OH-CBN influenciam a arquitetura do sono, sugerindo que esses compostos ou seus derivados poderiam ser melhores desenvolvidos em iniciativas voltadas para a descoberta e o desenvolvimento de medicamentos hipnóticos“, afirmam os cientistas em artigo recém-publicado na revista Neuropsychopharmacology.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que é canabinol?

Quando se fala em Cannabis sativa, é comum pensar em seus compostos mais populares: o tetrahidrocanabinol (THC) e o cannabidiol (CBD). Entretanto, são centenas os compostos com potencial medicinal na planta, dependendo de quais características são analisadas, como o canabinol (CBN).

Presente na cannabis, o canabinol tem efeito na melhora do sono semelhante ao zolpidem em animais, segundo estudo (Imagem: Stevanovicigor/Envato)

Para chegar ao canabinol, é preciso que o tetrahidrocanabinol passe pelo processo de deterioração, o que pode ocorrer como uma reação à exposição ao oxigênio. Sim, o provável indutor do sono é um dos produtos finais do THC. De forma natural, os seus níveis são mais elevados quando a cannabis é “velha”

Melhora do sono com derivado da cannabis

Neste estudo, os pesquisadores australianos avaliaram os efeitos do canabinol altamente purificado no modelo pré-clínico. Os ratos eram constantemente monitorados, usando a polissonografia, o que permitiu avaliar as modificações nos padrões de sono com e sem o derivado da cannabis. 

Isso incluiu a avaliação do sono sem movimento rápido dos olhos (NREM) e do sono com movimento rápido dos olhos (REM). Aqui, vale explicar que o sono NREM promove a recuperação física e fortalece a memória enquanto o sono REM está associado ao sonho e ao processamento de emoções. É importante ter equilíbrio entre os dois para uma boa noite de descanso.

“Descobriu-se que o CBN aumenta o [período de] sono NREM e REM, levando ao aumento do tempo total de sono, com um efeito comparável ao da conhecida droga para dormir zolpidem”, explica Jonathon Arnold, professor da universidade e principal autor do estudo, em nota. 

Tanto o zolpidem quanto o CBN aumentaram a quantidade do sono NREM, embora o zolpidem tenha tido um efeito imediato, enquanto o CBN teve um início de ação tardio, 3–4 h após a [hora da] dosagem”, destacam os autores. No entanto, “o zolpidem não tenha influenciado o sono REM”.

Além disso, foram identificadas algumas curiosidades. Diferente do tetrahidrocanabinol, o canabinol não causou quadro de intoxicações nos ratos, o que pode indicar um nível maior de segurança. Outro diferencial foi o baixo nível de ativação dos receptores para gerar a resposta envolvida com a melhora do sono. 

Como já adiantamos, este estudo não prova que o canabinol irá melhorar a qualidade do sono em humanos, mas valida este efeito em animais e deve incentivar a realização de testes clínicos com o composto purificado em pacientes com problemas no sono no futuro. Também poderá ser avaliado na composição de medicamentos para insônia, por exemplo.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.