Satélite de Elon Musk cai na Terra e cria efeito luminoso no céu dos EUA

Um rastro de luzes brilhantes iluminou o céu das cidades de Colorado, Texas, Oklahoma e Kansas, nos Estados Unidos, na noite do último sábado (9). O evento durou apenas 60 segundos, mas foi suficiente para deixar os moradores intrigados.

Satélite de Elon Musk passando pelo céu

Satélite de Elon Musk caiu na Terra no sábado (9) – Foto: Reprodução/X/ND

Ao jornal Daily Mail, o astrônomo Jonathan McDowell explicou que o fenômeno foi causado pela fragmentação de um satélite Starlink, da SpaceX, empresa do bilionário dono do X.

O satélite de Elon Musk reentrou na atmosfera da Terra e se desintegrou, criando o impressionante show de luzes visto por diversos estados americanos.

Moradores de Oklahoma descreveram o fenômeno como uma “bola de fogo brilhante indo para sudeste, movendo-se lentamente e parecendo dividida em três partes”.

Segundo o astrônomo McDowell, o fenômeno ocorre quando os satélites entram na atmosfera em altas velocidades, causando atrito com o ar e gerando calor intenso. Isso faz com que o satélite se desintegre e queime.

“Primeiro parecia que estava indo direto para o céu, depois passou diretamente sobre nossas cabeças e podíamos vê-lo se desintegrando enquanto passava diretamente sobre nós”, detalhou um morador do Texas, ao Daily Mail.

Os satélites da Starlink ficam em baixa órbita para levar internet de alta velocidade às regiões remotas e de difícil acesso. A ideia é melhorar a conectividade global, especialmente em áreas rurais.

Veja o satélite de Elon Musk se desintegrando de outro ângulo:


Satélite de Elon Musk criou efeito luminoso no céu – Vídeo: Reprodução/X/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.