Crew-8: astronautas da NASA ficam em silêncio sobre incidentes em missão na ISS

Os astronautas da missão Crew-8 voltaram à Terra em outubro, mas passaram por alguns imprevistos. Enquanto estavam na Estação Espacial Internacional (ISS), uma caminhada espacial foi suspensa, e um dos tripulantes foi hospitalizado após o retorno à Terra. Em uma conferência na sexta (8), eles comentaram a missão, mas não detalharam tais eventos. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Astronauta da NASA te mostra como é ver do espaço o “Cometa do Século” 
  • O que faz um astronauta no espaço?

A Crew-8 contou com os astronautas Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, todos da NASA, junto do cosmonauta Alexander Grebenkin. Inicialmente, todos foram a um hospital próximo para passarem por uma avaliação médica preliminar. Grebenkin e dois astronautas da NASA foram liberados logo, mas um passou a noite internado

Da esquerda para a direita, Matt Dominick, Mike Barratt e Jeanette Epps durante a conferência (Imagem: NASA)

Durante a conferência, Dominick, Barrat e Epps responderam perguntas da imprensa sobre a missão, mas não revelaram a causa da hospitalização ou quem foi o tripulante que precisou de mais cuidados médicos. Normalmente, a NASA disponibiliza os dados da saúde dos astronautas para pesquisadores. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Voos espaciais são algo que não entendemos completamente”, declarou Barratt, que é médico e cirurgião de voo. “Às vezes, descobrimos coisas que não esperávamos. Essa foi uma dessas ocasiões, e ainda estamos juntando as peças e, portanto, para manter o sigilo médico e permitir que nossos processos sigam em frente de forma ordenada, é só isso que vamos dizer sobre esse evento no momento”, comentou. 

Ele acrescentou também que “não disse que ficava desconfortável em falar sobre isso”. “Eu disse que não vamos falar sobre isso. Sou médico, medicina espacial é a minha paixão. E como nos adaptamos, como experimentamos voos espaciais é algo que todos nós levamos muito a sério”, encerrou. Segundo ele, quando chegar o momento a NASA vai publicar mais informações sobre o ocorrido com o astronauta. 

Este não é o único incidente misterioso na missão. Dominick e Tracy Dyson, também da NASA, iriam realizar uma caminhada espacial fora da Estação Espacial Internacional, mas a atividade foi suspensa devido ao que a agência descreveu como um “desconforto com o traje espacial”. Depois, a atividade foi remarcada com outro astronauta, mas logo foi encerrada: Dyson notou um vazamento de água em seu traje espacial. 

Barratt observou que o vazamento não foi simples, e que pareceu com uma verdadeira nevasca saindo da câmara de descompressão da estação. “Vimos flocos de gelo lá, e a Tracy viu muito dela no capacete, nas luvas. Dramático é a palavra, honestamente”, ressaltou. Para ele, o incidente não foi causado por erros em procedimentos, mas sim pelo hardware

Apesar de ele confiar que os trajes espaciais podem ser usados na próxima caminhada espacial, vale lembrar que estes dispositivos já somam décadas de uso e foram projetados há mais de 40 anos. “Nenhum de nossos trajes espaciais é ‘jovem’, portanto, esperamos ver alguns problemas de hardware com o uso repetido e sem uma atualização real”, finalizou Barratt.

Veja também:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.