Lula e Pacheco se reúnem, mas deixam corte de gastos em segundo plano

A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã desta quarta-feira (13/11), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deixou em segundo plano as tratativas sobre o eventual projeto que tratará dos cortes de gastos do governo federal.

Ao sair do encontro, o líder interino do governo do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), disse que a reunião tratou principalmente de mudanças nas agências reguladoras e sucessão no Congresso Nacional.

Segundo o senador, o corte de gastos apareceu, mas sem especificidades. A cúpula do G20, o Grupo dos Vinte, no Rio de Janeiro na próxima semana também esteve em pauta. Otto disse que chegou a ser convidado a ir ao evento, mas não vai participar.

Como o tema dos cortes não foi tratado, a possibilidade de um eventual anúncio ficar para depois do encontro do G20 aumenta.

Otto explicou que o que o governo defende de mudança nas agências é que os presidentes passem a ter que seguir regras de desempenho. Assim, ficaria mais fácil eventuais trocas em caso de não cumprimento de metas estabelecidas.

Na segunda-feira (11/11), o deputado federal Danilo Forte (União-CE) protocolou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que regulamenta as agências reguladoras. O texto ainda não iniciou sua tramitação no Congresso.

Pelo projeto, a Câmara passaria a ter maior responsabilidade de acompanhar e fiscalizar os atos normativos das agências, o que não tem o aval do governo.

Sucessão

Também estava presente na reunião o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), favorito para suceder Pacheco na Casa. O PT, que já apoia o senador, se prepara para formalizar o apoio nos próximos dias. A principal preocupação dos petistas é com a garantia da governabilidade e da pauta favorável ao governo, principalmente no campo econômico.

Alcolumbre já tem o apoio de siglas como PL, União Brasil, Republicanos, PP, PSB e PDT.

Veja a lista de presentes na reunião desta manhã:

  • Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco;
  • Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha;
  • Advogado-Geral da União, Jorge Messias;
  • Líder em exercício do Governo no Senado, Senador Otto Alencar;
  • Senador Davi Alcolumbre.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.