Robô treinado com vídeos de cirurgia realiza operação com habilidade de médico

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, treinaram um robô para realizar operações em uma modalidade inédita, usando vídeos. A máquina “assistiu” ao conteúdo gravado por cirurgiões experientes e executou os mesmos procedimentos com habilidade igual à dos médicos humanos (veja o vídeo mais abaixo). 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Pele artificial desenvolvida no Brasil é destaque em revista científica renomada
  • Robôs cirurgiões já são realidade no Brasil e nós te contamos tudo sobre eles

A novidade foi apresentada nesta semana na Conferência sobre Aprendizado de Robótica em Munique, um evento importante para os campos da robótica e do aprendizado de máquinas. 

O robô faz parte do chamado Sistema Cirúrgico da Vinci e executa três tarefas fundamentais para uma cirurgia: manipula uma agulha, levanta tecido corporal e sutura. Ele foi ensinado a partir de centenas de horas de operações gravadas por cirurgiões de diversos países. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O Sistema Cirúrgico da Vinci se vale da mesma arquitetura de aprendizado de máquina que opera o ChatGPT. A diferença é que o ChatGPT trabalha com palavras e texto, e este modelo com cinemática, uma linguagem que decompõe os ângulos do movimento robótico em matemática. 

Os testes foram feitos em coxa de frango e em lombo de porco. Veja:

 

Atualmente, cerca de 7.000 robôs da Vinci são ativos em cirurgias pelo mundo, e eles contam com arquivos de vídeos de mais de 50.000 cirurgiões treinados no sistema para criar o arquivo de dados.

Esse tipo de aprendizagem, por imitação, elimina a necessidade de programar robôs com movimentos individuais e aproxima o campo da cirurgia robótica da total autonomia. A perspectiva é de que, no futuro, os robôs possam realizar cirurgias complexas sem ajuda humana.

Veja também:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.