Quem é o deputado Hugo Motta, candidato único para substituir Arthur Lira na Câmara

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) se tornou o único candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados. Isso porque, nesta quarta-feira (13), o PSD e o União Brasil retiraram suas candidaturas ao cargo.

Hugo Motta se tornou candidato único na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados – Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O Partido Social Democrático anunciou a retirada do nome de Antonio Brito (PSD-BA) para o cargo. “A bancada, reunida hoje após conversas com o candidato Hugo Motta e debates sobre a proporcionalidade, decidiu, por proposta minha, retirar a candidatura. Assim, seguimos apoiando Hugo Motta em alinhamento com as demais lideranças da Casa”, disse Gilberto Kassab, presidente nacional do partido.

Sem apoio, o União Brasil também desistiu da candidatura de Elmar Nascimento (BA) à presidência. “Eu queria outorgar o apoio do União Brasil, em nome da nossa bancada, e dizer que conte conosco não só durante a campanha, [como] a eleição e os próximos dois anos para que você seja um presidente à altura do nosso qualificado Poder Legislativo”, afirmou o líder do partido na Câmara.

Além de PSD e União Brasil, outros partidos também apoiam a candidatura de Hugo Motta, como PP, Republicanos, PL, PT, PCdoB, PV, PRD, Rede, Solidariedade, Cidadania, PSDB, PSB, PDT, MDB e Podemos.

Quem é Hugo Motta, único candidato à presidência da Câmara

Hugo Motta é natural de João Pessoa (PB), tem 35 anos e é médico. Este é seu quarto mandato como deputado federal: foi eleito em 2010 e 2014 pelo MDB, em 2018 pelo PRB e em 2022 pelo Republicanos.

Em 2015, foi o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou denúncias de corrupção na Petrobras. Já em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios. É autor de 32 projetos de lei e de 18 propostas de emenda à Constituição e titular da Comissão de Finanças e Tributação.

Ele foi lançado por Arthur Lira, atual presidente da Câmara, como candidato do bloco MDB-PSD-Republicanos-Podemos, do qual é vice-líder. “Depois de muito conversar e, sobretudo, de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no Parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”, afirmou Lira à época.

A eleição da nova Mesa Diretora ocorre em fevereiro de 2025 e também escolhe os cargos de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário. O mandato é de dois anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.