Após compra por Musk, famosos e jornais abandonam o X; veja quais

O X (antigo Twitter) na “era Elon Musk” é repleto de polêmicas e mudanças controversas que deixaram uma parte da comunidade insatisfeita — a mudança do próprio nome da rede e o novo sistema de contas bloqueadas são exemplos. Agora, o cenário atual da rede também resulta no abandono de muitas contas famosas, incluindo personalidades de Hollywood e veículos de imprensa.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Autores revelam ao CT os desafios do livro “Como Elon Musk destruiu o Twitter”
  • 9 atitudes questionáveis de Elon Musk como dono do Twitter

A debandada recente foi impulsionada pelo resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos e o anúncio de que Elon Musk fará parte do governo de Donald Trump, mas alguns perfis também pontuam a desinformação e os conteúdos nocivos como motivo para a saída. Uma virada de chave significativa para uma rede que já teve fama de ser uma “praça pública digital” para interação entre famosos.

O Canaltech listou algumas contas populares que deixaram a plataforma, com destaque para saídas que ocorreram nas últimas semanas:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

1. The Guardian

Com mais de 200 anos de existência, o tradicional jornal inglês The Guardian anunciou na última quarta-feira (13) que vai deixar de postar novos conteúdos no X. Em nota, o veículo alegou que os pontos positivos de usar a rede foram superados pelos negativos e mencionou o “conteúdo perturbador promovido ou encontrado na plataforma”.

Segundo a empresa, as eleições estadunidenses foram um sinal de que “o X é uma plataforma de mídia tóxica e seu dono Elon Musk foi capaz de usar sua influência para moldar o discurso político”. O Guardian possui mais de 80 contas oficiais na rede e o perfil principal tem mais de 10 milhões de seguidores.

Conta oficial do The Guardian informa que foi arquivada (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

2. Jamie Lee Curtis

A atriz Jamie Lee Curtis, vencedora do Oscar e conhecida por seu trabalho na franquia Halloween, também comunicou sua saída no X nesta semana. 

Ela desativou a conta na rede social e colocou um print da ação no Instagram com a legenda “Deus, me dê a serenidade de aceitar as coisas que não posso mudar. Coragem para mudar as coisas que posso. E sabedoria para saber a diferença”. O perfil tinha pouco mais de 700 mil seguidores, de acordo com o site Social Blade.

Atriz desativou a conta e compartilhou resultado no Instagram (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

3. La Vanguardia

O jornal espanhol La Vanguardia, com sede em Barcelona, Espanha, anunciou o fim das atividades oficiais no X nesta quinta-feira (14). O veículo chamou a plataforma de “rede de desinformação” e alega que muitos conteúdos de ódio e desinformação viralizam no antigo Twitter.

O perfil com 1,3 milhão de seguidores não será removido, mas deixará de postar novas atualizações. Por outro lado, o jornal afirmou que os jornalistas da empresa poderão continuar na rede.

Jornal espanhol criticou o excesso de desinformação e discurso de ódio na rede (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

4. Berlinale

Festival Internacional de Cinema de Berlim, Alemanha, o Berlinale afirmou que vai deixar o X no dia 31 de dezembro deste ano. Sem explicar os motivos, a conta oficial do evento apenas reforçou a presença em outras redes sociais. 

O festival existe desde 1951 e é um dos principais eventos do circuito cinematográfico, ao lado de nomes como Cannes e Sundance. O perfil na rede tem mais de 130 mil seguidores.

Festival vai deixar de postar no X em 2025 (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

5. FC. St Pauli

O clube de futebol St. Pauli, que disputa a primeira divisão do campeonato alemão e é conhecido pelo engajamento com causas sociais, anunciou o fim das atividades no X nesta quinta-feira (14). O comunicado oficial da instituição diz que a saída ocorre porque “o dono Elon Musk transformou a sala de debates em um amplificador de ódio que também pode influenciar a campanha eleitoral federal”. 

Além de parar com as atividades na conta oficial, com mais de 250 mil seguidores, o clube anunciou a migração para o concorrente Bluesky e incentivou torcedores a fazerem o mesmo.

6. Jim Carrey

O ator e comediante Jim Carrey, conhecido por papeis em Ace Ventura, O Máskara e O Show de Truman – O Show da Vida, desativou seu perfil em 2022, pouco tempo após a aquisição da empresa por Elon Musk.

Leia também:

  • Bluesky passa de 15 milhões de usuários e se fortalece como opção ao X de Musk
  • TikTok, Google e mais: como eleição de Trump nos EUA pode afetar Big Techs
  • Abriu o Instagram e o vídeo sumiu do feed? A Meta deu um jeito nisso

VÍDEO: PROJETO QUE ESCANEIA ÍRIS DA POPULAÇÃO MUNIDAL CHEGA AO BRASIL! | CTNews

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.