Apresentador é diagnosticado com nódulo na tireoide ao vivo. Entenda

O apresentador Paulo Mathias tomou um susto, nesta sexta-feira (22/3), ao ser diagnosticado com nódulos na tireoide ao vivo. Ele comandava o programa matinal Chega Mais quando pediu que o especialista Antonio Rahal o examinasse.

“Achei aqui um ‘nodulozinho’ nele, fica tranquilo, Paulo”, disse o médico. Os apresentadores tentaram fazer piadas para descontrair o momento, mas o médico seguiu dando o diagnóstico ao vivo: “Pelo o que a gente vê aqui, é um nódulo pequenininho, sólido e cístico”, indicou.

O apresentador foi diagnosticado com um cisto de classificação T-RADS 3. O máximo deste índice é 7. Os de 3 pontos são considerados pouco suspeitos, mas devem ser monitorados de perto com exames anuais. “Há menos de 5% de chance que seja um nódulo maligno”, completou Rahal.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Metrópoles (@metropoles)

O que são nódulos na tireoide?

A tireoide é uma glândula em forma de asas localizada logo abaixo do pomo de Adão. Ela é responsável por produzir os hormônios importantes para o metabolismo, que regulam funções como nível de energia, temperatura corporal, entre outros.

A presença de nódulos na tireoide pode levar à rouquidão ou dificuldade de engolir. Tosses sem causa aparente e sem melhora com tratamento podem ser indicativos de cistos tireoidianos.

Em casos de nódulos maiores, a produção de hormônios pode ser prejudicada, o que leva a sintomas como fome constante, nervosismo, suor, fadiga excessiva e queda de cabelo.

Tratamento para os nódulos

Para nódulos benignos e de pequeno tamanho, como o do apresentador, a indicação é apenas o acompanhamento anual ou semestral. Casos malignos podem exigir cirurgia e radioterapia, a depender da orientação médica.


0

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.