Edson Damazzo é o primeiro preto a coreografar em musical da Disney

Conhecido como Bibiu, Edson Damazzo assina a direção do musical Passinho: O Ritmo dos Sonhos, novidade da Disney+. A produção apresentará o famoso estilo de dança urbana, criado por jovens das favelas cariocas. Ele, que também é coreógrafo da cantora Ludmilla, não acreditou quando recebeu o convite para estrelar a série.

“Foi uma surpresa muito grande, porque a produtora Boutique, uma das maiores produtoras de filmes de SP, entrou em contato comigo, fazendo o convite. Eu achei que era furada, que deveria ser caô, porque não tava acreditando, ainda mais com o nome Disney, mas depois fui vendo que era verdade. E, claro, que aceitei de cara”, revelou.


0

Ademais, Edson não está sozinho e conta com nomes de peso ao seu lado. “VN (vem) trazendo toda a bagagem do passinho e a Celly como consultora. Então eu recebo a cena, o roteiro, dirijo os atores com a movimentação, intenções, tudo voltado para câmera, junto com as movimentações de passinho que o VN trás pra mim, e juntos montamos a cena”, analisou.

O profissional da dança opina que a série fará história no Brasil, já que o negro na produção não é retratado de forma estereotipada racista. Além disso, a maioria da equipe é composta de pessoas negras, assim como o elenco.

“Estamos falando de uma série musical histórica no Brasil, primeira que é única produção atualmente que a Disney está fazendo. Temos um elenco 90% preto. Nossa equipe nos bastidores é formada por 90% de mulheres pretas, uma série da Disney no Brasil, falando sobre uma cultura periférica, onde o preto não está matando e nem roubando”, completou.

Ele citou, ainda, a diferença dessa produção com outras da Disney. “Uma empresa que eu cresci vendo príncipe e princesas brancos, onde os protagonistas eram brancos. Essa série vai acender a chama de muitas crianças que vão se ver em lugar que não estão acostumadas”, pontuou.

Para Edson, a produção será vista como exemplo para muitas pessoas negras. “É sobre isso, vivemos em um racismo estrutural, onde você cresce sabendo que, para chegar lá, você vai ter que lutar dez vezes mais, ser forte, e muitos de nós desiste no meio do caminho, porque não tem muitas referências pretas que venceram”, relatou.

“Chegou a hora de nos vermos em outros lugares, podemos sim ser protagonistas em uma série da Disney, temos talentos, temos histórias, nos existimos e resistimos”, encerrou.

Foram 3 meses de preparação e muito ensaio. As gravações duram cerca de 12 horas por dia. Passinho: O Ritmo dos Sonhos terá sete episódios com cerca de 30 minutos. Ainda não há previsão de estreia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.