Comércio em Santa Catarina cresce 5,7% em setembro e fica acima da média nacional

O comércio de Santa Catarina registrou um crescimento de 5,7% em setembro de 2024, em comparação com o mesmo mês em 2023. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na terça-feira (12). No acumulado do ano, o aumento total foi de 7,5%, superando as médias nacionais, que foram de 3,9% no mês e de 4,5% no ano.

Comércio em Santa Catarina cresce em setembro e fica acima da média nacional. Na imagem, pessoas circulando pelo Mercado Público de Florianópolis

Comércio em Santa Catarina cresce em setembro e fica acima da média nacional – Foto: Ricardo Trida/SECOM/ND

O desempenho positivo do comércio em Santa Catarina foi impulsionado principalmente pelas vendas de veículos, motocicletas e peças, que cresceram 19,3%, e pelos eletrodomésticos, com alta de 15,1%.

Outros segmentos que também se destacaram foram artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (12,6%), artigos de uso pessoal e doméstico (8%) e equipamentos de informática e comunicação (7,5%).

Apesar do crescimento do comércio, alguns setores apresentaram queda no acumulado de 2024, como materiais de construção (-0,8%), combustíveis e lubrificantes (-2,5%) e tecidos, vestuário e calçados (-5,3%).

Comércio em Santa Catarina fica acima da média nacional

Na comparação com outros estados, Santa Catarina teve um crescimento acima da média nacional. Enquanto o comércio varejista ampliado no Brasil cresceu 4,5% em 2024, entre janeiro e setembro, o setor em Santa Catarina registrou alta de 7,5%.

Crescimento do comércio em Santa Catarina é impulsionado pela venda de eletrodomésticos e mercado automotivo. Na imagem, compradores em uma loja de eletrodomésticos

Crescimento do comércio em Santa Catarina foi impulsionado pela venda de eletrodomésticos e mercado automotivo – Foto: Ricardo Trida/SECOM/ND

O percentual catarinense ficou acima de estados como Rio de Janeiro (+1,6%), Minas Gerais (+2%), São Paulo (+2,5%) e Paraná (+7,2%). Na lista geral, o estado ocupa a 10ª posição no ranking.

Conforme o governador Jorginho Mello, o resultado é reflexo do fato de Santa Catarina ter a menor taxa de desocupação do país.

“O estado gerou 130 mil empregos formais em 2024. Isso dá confiança para a população ir para as ruas e comprar. Garantir a geladeira, a máquina de lavar roupa e até carro estão conseguindo comprar”, destacou o governador Jorginho Mello.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.