Carro voador da Xpeng recebe 2 mil pedidos após 1º teste público

A Xpeng prometeu, durante a edição 2024 do Salão de Pequim, que seu carro voador, até então sem nome oficial, começaria a receber encomendas ainda este ano. Neste sábado (16), a empresa comprovou que, embora tenha alterado o projeto, não estava blefando.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Qual a diferença entre quadricóptero, drone e carro voador?
  • Carro voador da Chery já voou 80 quilômetros, diz empresa

A montadora chinesa publicou, em sua conta no X (antigo Twitter), trechos do 1º teste público do Land Aircraft Carrier, carro voador da marca. Ele não é exatamente o mesmo exibido durante o Salão do Automóvel na capital chinesa, mas esse é apenas um mero detalhe.

O que importa, na visão da empresa, é ter dado o pontapé inicial para revolucionar a mobilidade urbana do país com o pé direito. Desenvolvido pela Xpeng AeroHT, o carro-voador trocou o visual antigo, que era de um veículo tradicional equipado com asas de quatro rotores, por um similar a um drone comum, como os demais eVTOLs que já existem por aí.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O carro-voador que o CT Auto viu de perto em Pequim, segundo a mídia local, enfrentou problemas com vibração excessiva durante os testes particulares e, por conta disso, pelo menos a princípio ficará em standby.

Como é o carro voador da Xpeng?

O carro voador que a Xpeng colocará no mercado combina um veículo comum com uma aeronave “destacável”, algo similar ao que a Chery também vem trabalhando, e o CT Auto conferiu, com exclusividade, durante a conferência global da marca, em Shanghai.

No caso do modelo da Xpeng, a aeronave fica acomodada dentro do compartimento traseiro de um carro gigantesco, que até lembra a Cybertruck, tanto pelo tamanho (5,5 metros) quanto pela motorização, que é 100% elétrica e tem no motor Kunpeng capacidade de rodar até 1.000 km por carga.

O carro-voador em si, também é 100% elétrico e construído sobre uma plataforma de 800 volts. Ele realizou o 1º voo público de forma autônoma e sem ninguém a bordo, mas, de acordo com a Xpeng, tem capacidade para carregar até duas pessoas e realizar seis voos por ciclo de carga.

Carro voador da Xpeng é modular e “acompanha” um veículo parecido com a Tesla Cybertruck (Imagem: Reprodução/Car News China)

O “carro voador modular” pode funcionar tanto no modo manual quanto no automático, como na exibição. Segundo a marca, ele tem a capacidade de realizar voos de forma linear, com “descidas graduais e pousos seguros”. A recarga é feita dentro da “nave-mãe” e leva 18 minutos para recuperar de 30 a 80% das baterias.

Sucesso absoluto de vendas

A rápida, mas eficiente demonstração, transformou o carro voador da Xpeng em um sucesso imediato. Segundo a empresa, já foram realizados 2.008 pedidos de compra, todos por parte de empresas, já que o modelo não está disponível para o público “comum”.

As entregas do carro voador estão programadas para começar em 2026, ao custo de US$ 280 mil (US$ 1,6 milhão, na conversão direta) por unidade. A expectativa da Xpeng é produzir cerca de 10 mil unidades do Land Aircraft Carrier por ano.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.