Duna: A Profecia expande universo do filme com política e rituais

As Bene Gesserit são, no universo criado por Frank Herbert, um dos pontos mais interessantes nas aventuras de Paul Atreides em Arrakis. A irmandade, na literatura, virou uma prequel que, neste domingo (17/11), chega à Max, em Duna: A Profecia.

A série se passa cerca de 10 mil anos antes do acontecimentos de Duna – tanto o filme de Denis Villeneuve quanto o livro –, num momento em que as irmãs precisavam se consolidar como as orientadoras das Grande Casas no jogo de poder do universo.

Duna: A Profecia já começa com uma sequência de ação que explica as rivalidades existentes dentro daquela trama e, que de maneira bem trabalhada, impactaram também os eventos vistos no cinema. Sim, é a rivalidade entre os Atreides e os Harkonnen.

A produção adiciona mais elementos, como o papel de cada Grande Casa na guerra contra inteligências artificiais que ameaçavam a humanidade. Atreides saíram como heróis e os Harkonnen terminaram como desertores.

A partir daí, a trama segue Valya e Tuna Harkonnen (Emily Watson e Olivia Williams), duas integrantes da irmandade que fazem de tudo para concluir um projeto. Criar um messias por meio da manipulação genética – sim, o projeto é de longuíssimo prazo.

Duna: A Profecia com ar de Game of Thrones

A série, então, coloca o projeto da irmandade em confronto com outra ideia: uma ameaça para o projeto das Bene Gesserit e também para o fino equilíbrio político entre as Grandes Casas.

O Metrópoles já viu os dois primeiros episódios de Duna: A Profecia. Os primeiros passos do seriado mostram que, além da ação, as tramas políticas internas da irmandade e do império ganham destaque.

O seriado também funciona como um primeiro capítulo de uma sequência de produtos que pretendem expandir o universo Duna. A produção, com um misto de ação e tramas palacianas, claramente busca inspiração “filosófica” em Game of Thrones — outra produção da HBO.

Assim com a saga de G. R. R. Martin, a trama de Frank Herbert é composta por diversos livros (alguns, inclusive, finalizados pelo filho do autor), que podem, num futuro próximo, virar uma franquia de sucesso na Max e na HBO.

Duna: A Profecia estreia, neste domingo (17/11), na Max.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.