“Mundo está pior”, diz Lula na abertura do G20 no Rio

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), abriu a cúpula do G20, o Grupo dos Vinte, na manhã desta segunda-feira (18/11), no Rio de Janeiro. Esse é o último ato do Brasil à frente da liderança rotativa do bloco, que passará a ser presidido pela África do Sul. A primeira atividade do presidente foi o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

Durante o discurso, Lula afirmou que hoje o planeta piorou. “O mundo está pior. Temos o maior número de conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial. Os fenômenos climáticos extremos mostram seus efeitos devastadores em todos os cantos do planeta”, afirmou o presidente.

Lula destacou que o principal objetivo do Brasil no G20 era o lançamento da Aliança Global Contra a Fome.

“Por isso, colocamos como objetivo central da presidência brasileira no G20 o lançamento de uma aliança global contra fome e a pobreza. Este será o nosso maior legado. Não se trata apenas de fazer Justiça. Essa é uma condição imprescindível para construir sociedade mais prósperas e um mundo de paz”, disse o presidente.

O presidente destacou que o “Brasil sabe que é possível com a participação ativa da sociedade civil [mudar o cenário da fome]. Nós concebemos e implementamos o programa de inclusão social de fomento da Agricultura familiar e da segurança alimentar e nutricional como o nosso bolsa família e o programa Nacional de alimentação escolar”.

Aguarde atualização…

Adicionar aos favoritos o Link permanente.