SpaceX lança foguete Starship em 6º teste na terça; assista online

A SpaceX planeja lançar seu foguete Starship no sexto teste de voo na terça (19), nas instalações de Starbase, no Texas (EUA). A janela do lançamento se abre às 19h no horário de Brasília, com duração de apenas 30 minutos. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • SpaceX prepara foguete Starship para 6º teste de voo — e tem uma “banana” nele
  • Explosão do foguete Starship cria buraco na atmosfera 

Considerado o maior e mais poderoso foguete já construído, o Starship é composto pelo estágio superior homônimo e pelo Super Heavy, o propulsor. Juntos, eles formam um veículo espacial com quase 122 m de altura.

Segundo informações da empresa, o objetivo do próximo teste de voo é “expandir o envelope de capacidades da espaçonave e do booster, e ficar mais perto da reutilização completa do sistema”. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O Starship é formado pelo foguete homônimo e pelo booster Super Heavy (Imagem: Reprodução/SpaceX)

Desta vez, o Starship vai ser lançado e, após a separação dos estágios, o foguete vai seguir em uma trajetória suborbital e deve acionar um dos seus motores Raptor no espaço para testar recursos de desórbita. O veículo também deve realizar demonstrações do seu escudo térmico e de manobras para a reentrada. 

Enquanto isso, o Super Heavy deve ser capturado novamente pelos “braços” da torre cerca de sete minutos após o lançamento; caso haja algum imprevisto, o booster deve descer às águas do Golfo do México. Já o Starship deve passar aproximadamente 65 minutos viajando ao redor da Terra, e depois, vai descer ao oceano Índico. 

Como ver o lançamento do Starship

Como mencionamos, o lançamento está programado para terça (19), a partir das 19h no horário de Brasília. Você pode acompanhar tudo na transmissão disponibilizada pela SpaceX no X/Twitter.

Vale lembrar que este cronograma pode mudar devido a fatores como condições meteorológicas, aspectos técnicos da missão, entre outros.

Veja também:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.