GM prepara motor turbo mais potente para o Chevrolet Onix

O Chevrolet Onix está em seu sexto ano na segunda geração, e até aqui nenhuma grande mudança foi feita no modelo. Isso vai mudar em breve, já que uma reestilização para o hatch e o sedã está a caminho. No entanto, antes das mudanças visuais, a GM prepara uma mudança mecânica para a sua família de compactos no Brasil.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • BYD está no top 10 de montadoras que mais vendem carros no mundo
  • 5 dicas para viajar com carros elétricos no Brasil

Segundo apurações da Quatro Rodas, o Onix hatch e o Onix Plus vão receber um motor 1.0 turbo com injeção direta. Atualmente, o propulsor utilizado nas versões mais completas dos dois modelos utiliza uma injeção indireta, o que reduz a entrega de potência.

Porém, em breve isso será mudado. A alteração deve acontecer na virada do ano, enquanto a reestilização dos dois modelos vai ficar para o primeiro trimestre de 2025, ano em que a General Motors celebra 100 anos de atuação no Brasil. Por isso, são esperadas grandes celebrações para o grupo estadunidense por aqui, e o Chevrolet Onix renovado será uma das estrelas da festa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Chevrolet Onix Plus (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Chevrolet Onix mais potente

Segundo a Quatro Rodas, a adoção de um motor turbo com injeção direta vai aumentar a potência em cinco cavalos. Sendo assim, em vez dos atuais 116 cv, o novo motor 1.0 turbo vai render 121 cv. O torque, no entanto, ainda não foi revelado, mas pode superar os 18 kgfm. Hoje, o propulsor utilizado entrega 16,8 kgfm.

Desde que os motores 1.0 turbo se tornaram frequentes no mercado, passou a ser comum o uso da injeção direta. Entretanto, a Chevrolet optou por manter o sistema indireto em seus modelos, para conter os custos. Mesmo assim, a linha atual de motores turbinados da marca foi projetada para receber a injeção direta.

Chevrolet Onix (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

A mudança do motor não será restrita ao Onix e Onix Plus. O Chevrolet Tracker também será beneficiado pela mudança, inclusive no propulsor 1.2 turbo. Nesse caso, a potência deve superar os 140 cv, com torque de 23 kgfm. Hoje, este propulsor entrega 133 cv e 21,5 kgfm de torque.

A Montana, que também utiliza o motor 1.2 turbinado, vai ser outro modelo que passará a ter o motor maior com injeção direta. Sendo assim, toda a família compacta da GM vai receber um ganho de potência em breve, e existe a possibilidade de o consumo também melhorar.

Chevrolet Onix 2024
Chevrolet Onix 2024
Chevrolet Onix 2024
Chevrolet Onix 2024
Chevrolet Onix 2024
Chevrolet Onix 2024
Chevrolet Onix 2024
Chevrolet Onix 2024
Chevrolet Onix 2024
Chevrolet Onix 2024
Chevrolet Onix 2024
Chevrolet Onix 2024
Chevrolet Onix 2024

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.