NASA oferece U$ 45 mil para quem criar sistema para resgatar astronautas na Lua

Se acontecer uma emergência quando os próximos astronautas estiverem na Lua, o que poderia ser feito para ajudá-los? É o que a NASA quer descobrir com o desafio South Pole Safety, que busca o desenvolvimento de soluções inovadoras para um sistema compacto e eficiente que possa ser usado por astronautas em nosso satélite natural. Os participantes da campanha devem enviar propostas que possam ser adaptados para o programa Artemis.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Como ter certeza de que o homem pousou na Lua?
  • O que aconteceu com os astronautas da NASA que foram à Lua?

Em 2026, a agência espacial planeja lançar a missão Artemis III, levando os próximos astronautas à superfície da Lua. Eles devem pousar perto do polo sul do nosso satélite natural e, ali, dois tripulantes vão conduzir atividades extraveiculares. Eles vão encarar condições desafiadoras, como temperaturas extremas, grandes rochas e crateras e gravidade menor que a da Terra. 

Estes fatores aumentam os riscos da missão, e podem fazer com que os astronautas se machuquem ou até que passem por alguma situação de emergência de saúde. E é aqui que entra o desafio: os participantes devem propor soluções que permitam que um tripulante leve outro, totalmente incapacitado, em segurança e vestido com seu traje espacial até o módulo de pouso. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os participantes devem propor uma solução que não dependa de um rover lunar (Imagem: Reprodução/NASA)

A solução deve considerar que os astronautas teriam que se deslocar por até 2 km e enfrentar inclinações de até 20º durante as atividades extraveiculares em nossos satélite natural. Além disso, o plano de resgate não pode depender de um rover lunar para levar o tripulante incapacitado de volta ao módulo de pouso. E, claro, as propostas devem ter baixa massa e ser de fácil uso por um tripulante sozinho. 

“Sua criatividade e experiência podem preencher essa lacuna crítica, melhorando as medidas de segurança para os futuros exploradores lunares”, disse a NASA no comunicado. “Ao enfrentar esse desafio, você tem a oportunidade de contribuir para o próximo ‘salto gigante’ na exploração espacial humana.”

As propostas podem ser enviadas individualmente ou por equipes até 23 de janeiro de 2025. Em 27 de fevereiro, a NASA vai anunciar quem são os cinco vencedores, que vão receber o total de US$ 45 mil. Para participar, é só acessar o site do HeroX.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.