Hackers alegam ter vazado dados de 44 mil clientes da Ford; marca nega

Dois hackers, identificados como “EnergyWeaponUser” e “IntelBroker”, afirmaram, no último domingo (17), que conseguiram encontrar brechas na segurança do banco de dados da Ford e, assim, obter informações confidenciais da montadora e dos proprietários de carros da marca.

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A publicação realizada no BreachForums, site bastante popular na chamada Dark Web, revelou que os hackers estariam de posse de dados de mais de 44 mil clientes da Ford e, obviamente, dispostos a vendê-los pela melhor oferta.

Entre as informações sigilosas obtidas de maneira ilegal estariam dados pessoais dos clientes, como endereços e telefones, quais modelos de carros da Ford haviam comprado e, também, informações relevantes sobre as concessionárias, assim como as falhas de segurança no sistema de cada uma delas.


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O curioso da história é que a venda dos dados supostamente obtidos não teria valores exorbitantes envolvidos. Os pacotes custariam algo em torno de oito créditos, valor equivalente a US$ 2 (pouco mais de R$ 10. O objetivo, então, seria apenas o de mostrar que eles podem, se quiserem, causar estragos de grandes proporções à marca.

Captura de tela mostra dados da Ford supostamente vazados pelos hackers (Imagem: Reprodução/BleepingComputer)

Ford nega invasão e vazamento

Apesar de os hackers terem postado imagens que supostamente provam a invasão aos sistemas da Ford, a fabricante de veículos negou, na quarta-feira (20), após concluir as investigações internas, que tenha sido vítima de qualquer ataque. Assim, a marca garantiu que não houve vazamento de informações sigilosas dos clientes.

De acordo com um e-mail enviado pela marca aos amigos do BleepingComputer, o problema envolveu “um fornecedor terceirizado e um pequeno lote de endereços comerciais de revendedores disponíveis, que é disponível publicamente”.

Vale registrar que esse não é o primeiro assunto envolvendo hackers e a invasão dos sistemas dos carros, cada dia mais conectados e inteligentes. Recentemente, carros da Kia, da Hyundai e da Toyota também tiveram suas vulnerabilidades expostas, mas por meio de falhas em suas chaves digitais e nos sistemas de partida remota.

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