Porsche Macan elétrico: 5 novidades do SUV que chegou ao Brasil

A Porsche anunciou a chegada de quatro novas versões do Macan ao mercado brasileiro — todas 100% elétricas e recheadas de novidades e inovações tecnológicas. O lançamento oficial aconteceu nesta sexta-feira (22), e o CT Auto esteve presente para ver de perto tudo o que a marca premium alemã trouxe ao país.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 10 carros mais famosos da Porsche
  • 10 carros elétricos com as maiores baterias do mundo

Antes de detalhar o que cada uma das versões elétricas da nova geração do Macan têm a oferecer, porém, vale ressaltar que as quatro variantes da família a combustão, que na Europa têm data para se aposentar, seguirão, ao menos por enquanto, oferecidas em nosso mercado, ok?

As novas integrantes do line-up do Macan no país já estão disponíveis nas lojas, com preços que variam entre R$ 560 mil e R$ 770 mil. São elas:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  1. Macan Electric: tração traseira e um motor elétrico, com até 360 cv de potência (no overboost); aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
  2. Macan 4 Electric: tração integral e dois motores elétricos; com até 408 cv no overboost; vai de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.
  3. Macan 4S: tração integral e dois motores elétricos; que entregam até 448 cv e chega aos 100 km/h em 4,1 segundos.
  4. Macan Turbo Electric: tração integral e dois motores elétricos, que entregam 639 cv no overboost e um torque impressionante de 115,2 kgf/m, além de bater nos 100 km/h em 3,3 segundos.
Porsche Macan elétrico chega ao Brasil em quatro versões diferentes (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Porsche Macan elétrico: principais novidades

As principais novidades e inovações da linha elétrica do Porsche Macan vão muito além da troca do tipo de propulsor, agora muito mais potente e eficiente que o motor a combustão que equipa a primeira geração.

Os executivos da marca explicaram que o carro foi projetado com um “design de propósito”, ou seja, com um desenho aerodinâmico específico para modelos elétricos, pois “quanto mais cortar o ar, maior a eficiência”. 

Confira abaixo as 5 principais novidades da linha.

5. “Jeitão” de Taycan

Vamos começar pelo design, que está mais parecido com o do Taycan. Especialmente no conjunto óptico e no desenho aerodinâmico. Segundo os executivos da marca, o coeficiente de arrasto do Macan elétrico é de 0,25, enquanto o do modelo a combustão é de 0,35. E o que isso significa?

De acordo com os responsáveis pelo projeto, se o coeficiente da variante a combustão fosse mantida, o Macan elétrico entregaria cerca de 85 quilômetros a menos de autonomia por carga.

Design do Macan elétrico lembra bastante o do Porsche Taycan (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)

4. Posição de dirigir

O Macan elétrico ficou mais esportivo no design e, também, na experiência do motorista. Para tornar a cabine mais parecida com um cockpit, a Porsche rebaixou os bancos dos ocupantes em 2,8 centímetros.

Além disso, as novas versões do Porsche Macan também oferecem três painéis digitais, como no Taycan (o do passageiro é opcional) e combina comandos digitais com analógicos, por meio de botões.

Bancos da frente foram rebaixados para dar maior esportividade à condução do Macan (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

3. Recarga rápida

A autonomia e a velocidade de recarga são duas excelentes novidades da linha elétrica do Macan. Se no Porsche Taycan o alcance por carga era criticado, o “irmão menor” não deve sofrer tanto com isso.

Segundo a Porsche, a autonomia do Macan vai de 435 km, na versão topo de linha, a 443 km (nas duas mais simples). A variante 4S, uma abaixo da mais completa, oferece 438 por carga, segundo o ciclo chinês. Todos os modelos contam com baterias de 100 kWh, com 12 módulos independentes, que recuperam de 10 a 80% de carga em apenas 21 minutos.

Promessa da marca é recuperar de 10% a 80% de carga em poucos minutos (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

2. Mais conforto

A linha elétrica do Porsche Macan também promete mais conforto aos ocupantes do que a tradicional, a combustão. Isso será possível por conta das dimensões do carro, que são maiores que as da família movida a gasolina.

O Macan elétrico tem 4,784 milímetros de comprimento, 1,938 mm de largura e 1,622 mm de altura, mas oferece 2,893 mm de entre-eixos, 86 mm a mais que as versões a combustão.

Espaço interno do Macan elétrico é maior do que a versão a combustão do Porsche (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)

1. Visual “turbinado”

A palavra “turbo” tem um significado especial para a Porsche e, mesmo no Macan elétrico, carro que, por razões óbvias, não conta com turbinas, a nomenclarura foi levada a sério. Com direito à personalização especial.

Os executivos da marca explicaram que as versões Turbo passarão, a partir de agora, a contar com itens exclusivos, como por exemplo o logotipo monocromático. Essa é uma forma de diferenciar, de longe, que o Porsche que está passando pelas ruas é a variante topo de linha. 

Logo monocromático é charme especial e exclusivo da versão turbo do Macan elétrico (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Porsche Macan elétrico: versões e preços

  • Macan Electric: R$ 560.000,00
  • Macan 4 Electric: R$ 580.000,00
  • Macan 4S Electric: R$ 630.000,00
  • Macan Turbo Electric: 770.000,00

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.