Ainda Estou Aqui é oficialmente elegível e favorito ao Oscar

Ainda Estou Aqui, novo filme de Walter Salles, está oficialmente elegível ao prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. A Academia divulgou nesta quinta-feira (21) a lista dos longas que podem concorrer à categoria e a produção brasileira foi confirmada entre os escolhidos.

A presença na lista está longe de ser uma surpresa, mas faz parte do processo de seleção dos indicados. De acordo com a revista Variety, foram selecionados 85 longas-metragens internacionais, 169 documentários e 31 longas-metragens de animação.

 

A indicação do longa na categoria é dada como certa pela imprensa norte-americana e o filme é tido como um dos favoritos para vencer o prêmio. O páreo está entre a produção brasileira, o longa alemão A Semente do Figo Sagrado e o filme francês Emilia Pérez.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Com uma campanha de divulgação milionária, a Sony Pictures Classics está apostando alto na obra nacional. Fernanda Torres, Selton Mello e Walter Salles estão participando de inúmeros eventos nos Estados Unidos e fortalecendo a chance do filme ser indicado ao Oscar.

No dia 17 de dezembro, a Academia divulga uma pré-lista com 15 filmes escolhidos para a categoria. Já no dia 17 de janeiro de 2025, os cinco indicados são revelados. A cerimônia do Oscar ocorre em 2 de março.

Para além do prêmio de Melhor Filme Internacional, Ainda Estou Aqui também foi inscrito em outras sete categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz Principal (Fernanda Torres), Melhor Ator Coadjuvante (Selton Mello), Melhor Fotografia e Melhor Montagem.

O foco, no entanto, está em três prêmios: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Principal. O longa brasileiro ganhou o prêmio de roteiro no Festival de Veneza e a atuação de Fernanda Torres vem sendo bastante elogiada pela crítica internacional.

No Brasil, o longa alcançou a marca de 1 milhão de espectadores e se tornou o filme nacional mais visto no país em 2024. Com tamanho sucesso, não é estranho sonhar com uma ou mais indicações ao maior prêmio de cinema do mundo.

Ainda Estou Aqui está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.

Leia mais:

  • Ainda Estou Aqui: Quantos filmes brasileiros já foram candidatos ao Oscar?
  • Cem Anos de Solidão e retorno de Round 6 são destaque em dezembro na Netflix
  • Tron 3: O que sabemos da sequência do pioneiro de aventuras virtuais

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.