Pulse e Fastback híbridos são isentos do rodízio em São Paulo?

A chegada dos Pulse e Fastback híbridos tem gerado algumas discussões. Afinal, o sistema utilizado pelos carros é, na verdade, o híbrido-leve de 12V, sendo completamente diferente de um híbrido convencional, como o Toyota Corolla e o Corolla Cross. Mesmo assim, a dupla da Fiat é beneficiada pela isenção do rodízio em SP, assim como qualquer outro veículo eletrificado.

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Desde 2015, a lei paulistana prevê que carros eletrificados (híbridos ou elétricos) são isentos do rodízio. Sendo assim, esses veículos podem rodar normalmente nos dias e horários que os demais carros não podem rodar. A cada dia, dois números finais das placas são proibidos de rodar no centro expandido de São Paulo das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Caso o condutor seja flagrado rodando no dia e horário que não é permitido, ele é atuado com uma infração grave, com aplicação de quatro pontos na carteira e multa de R$ 130,16. Entretanto, quem comprar um Pulse e Fastback híbridos pode ficar despreocupado, pois os dois modelos são isentos.


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Fiat Pulse Hybrid (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Pulse e Fastback híbridos e o rodízio em SP

Acontece que a lei do rodízio em SP não faz distinção entre a tecnologia híbrida aplicada. Sendo assim, mesmo os híbridos-leves, que têm uma eletrificação reduzida, são beneficiados pela isenção, ao menos por enquanto. Conforme a frota desses veículos crescer, pode ser que haja uma alteração na lei, mas até o momento não há nada em curso.

A polêmica é que a tecnologia que a Fiat utiliza em seus carros, e que em breve a GM também vai adotar no Chevrolet Tracker, é bem mais simples que a de um híbrido convencional. No caso do Pulse e Fastback, o pequeno motor elétrico substitui o motor de arranque e o alternador, fornecendo um auxílio ao propulsor a combustão, para fornecer mais força em momentos específicos.

Entretanto, como esse motor elétrico é pequeno e sua bateria também, ele não é capaz de tracionar as rodas dos veículos. Portanto, não é possível rodar no modo somente elétrico, coisa que qualquer híbrido convencional pode fazer, zerando momentaneamente a emissão de poluentes.

Fiat Fastback Hybrid (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Não é só a dupla da Fiat

O Pulse e o Fastback estão sendo usados como exemplo, mas isso é válido para qualquer híbrido-leve, como os modelos Sportage e Stonic, da Kia, e alguns dos carros vendidos pela CAOA Chery.

Independentemente disso, todos esses carros podem rodar normalmente durante o rodízio em SP, por serem considerados eletrificados perante a lei.

Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Pulse Hybrid
Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Pulse Hybrid
Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Pulse Hybrid
Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Pulse Hybrid
Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Pulse Hybrid
Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)

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