Tratamentos para câncer de próstata: qual é o melhor para cada estágio?

No Brasil, 44 homens morrem por dia em decorrência do câncer de próstata, segundo dados do Ministério da Saúde. Considerando as altas chances de cura por meio dos tratamentos para câncer de próstata, o número é assustador, e mostra a demora na procura de cuidados médicos diante dos sintomas da doença.

Idoso como paciente na cama de um hospital sendo atendido por um médico

Avanço da ciência aumento as possibilidades no tratamento para o câncer de próstata – Foto: Freepik

Com taxas de 90% de remissão do tumor, os tratamentos para câncer de próstata são eficientes e contribuem para a melhora da qualidade de vida dos homens. Dos exames preventivos a cirurgias, as intervenções possibilitam maior chance de recuperação quando combinadas.

O que é o câncer de próstata?

Atrás apenas do câncer de pele, o tumor na próstata é o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens no Brasil. A doença se desenvolve a partir do agrupamento anormal de células na glândula, provocando inflamação e aumento da próstata.

Silencioso, o câncer de próstata possui sinais discretos em seus estágios iniciais, como a vontade frequente de ir ao banheiro e dor ao urinar, assim como a presença de sangue no sêmen e na urina. Quanto antes for diagnóstico, maiores são as possibilidades de tratamento do câncer de próstata.

Tratamento para o câncer de próstata

Apesar do número elevado de óbitos decorrentes da doença, o tratamento do câncer de próstata evoluiu nos últimos anos. Hoje são oferecidas opções diversas aos pacientes, cada uma adaptada ao estágio específico da doença.

Tratamentos ao câncer de próstata no estágio inicial

Quando o câncer está confinado à próstata, as opções terapêuticas são mais amplas e com menores índices de efeitos colaterais.

Uma das abordagens iniciais é a observação vigilante, na qual o paciente é monitorado de perto por meio de exames regulares para verificar se o câncer está se desenvolvendo.

Médico em primeiro plano em consulta com o paciente

A observação vigilante consiste no acompanhamento médico constante – Foto: consulta-medica-prostata

Um dos tratamentos para o câncer de próstata é a remoção cirúrgica da próstata. A técnica mais utilizada é a prostatectomia radical, que pode ser realizada por via aberta ou vídeo.

Outra alternativa é a radioterapia, que utiliza radiação de alta energia para destruir as células cancerígenas. Pode ser realizada externamente, com um aparelho que direciona a radiação para o tumor, ou internamente, com a inserção de pequenas sementes radioativas na próstata.

Tratamentos para câncer de próstata no estágio avançado

Quando o tumor se espalha para os tecidos ao redor da próstata, o tratamento para o câncer de próstata geralmente combina diferentes abordagens. A principal delas é a junção da radioterapia com hormonioterapia.

Tratamento padrão, utiliza a radioterapia com a terapia hormonal, que visa bloquear a produção de testosterona, hormônio que estimula o crescimento das células cancerígenas da próstata.

Nos casos em que essa combinação não faz efeito, é recomendada a realização da cirurgia de remoção da próstata.

Tratamentos para câncer de próstata no estágio de metástase

Sem o diagnóstico precoce ou realização de exames preventivos, como o exame de toque retal, o câncer se espalha para outras partes do corpo, como os ossos, agravando o quadro de saúde do paciente. Nestes casos, os tratamentos são múltiplos e combinados. São eles:

  • Hormonioterapia: A terapia hormonal é o principal tratamento para o câncer de próstata metastático.
  • Quimioterapia: A quimioterapia utiliza medicamentos para destruir as células cancerígenas. É utilizada quando a hormonioterapia deixa de ser eficaz.
  • Imunoterapia: A imunoterapia é um tratamento mais recente que utiliza o sistema imunológico do próprio paciente para combater o câncer.
  • Terapia-alvo: A terapia-alvo utiliza medicamentos que se ligam a proteínas específicas nas células cancerígenas, impedindo seu crescimento e proliferação.

Avanços no tratamento para câncer de próstata

A pesquisa sobre o câncer de próstata avança rapidamente, com o desenvolvimento de novas terapias e abordagens mais personalizadas.

Dois cirurgiões na sala de cirurgia

As cirurgias estão cada vez mais avançadas no tratamento do câncer – Foto: Pixabay

A imunoterapia, por exemplo, tem mostrado resultados promissores em alguns pacientes com câncer de próstata metastático.

Além disso, a utilização de marcadores moleculares permite identificar tumores mais agressivos e direcionar o tratamento de forma mais precisa.

As cirurgias também evoluíram bastante, a ponto de serem realizadas por robôs controlados pelos médicos.

Graças a visão das câmeras, o cirurgião consegue visualizar os pontos cancerígenos com mais facilidade e direcionar o movimento dos equipamentos de maneira menos invasiva possível.

Prevenção e conscientização

Hoje em dia, a realização de exames médicos corriqueiros ajuda a prevenir o câncer de próstata ou iniciar o tratamento quanto antes. Exames como o PSA e o toque retal garantem a eficiência do diagnóstico, poupando um tempo precioso na luta contra o tumor.

Campanhas de conscientização também ganharam espaço na mídia, governo e instituições, espalhando o benefício do acompanhamento médico.

Com mais de 20 anos de história, o movimento Novembro Azul, ajudou a quebrar mitos e tabus e aumentou o incentivo ao cuidado dos homens com a saúde sem perder a masculinidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.