Saiba como excluir automaticamente mensalidade associativa pelo aplicativo do INSS

O desconto de mensalidade associativa no extrato de pagamentos (contracheque) tem causado dor de cabeça em aposentados e pensionistas. Em alguns casos, o débito foi realizado de forma automática, o que gerou transtornos a mais de um milhão de pessoas. No entanto, é possível bloquear o desconto pelo aplicativo ou site Meu INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Saiba como excluir automaticamente mensalidade associativa pelo aplicativo do INSS

Saiba como excluir automaticamente mensalidade associativa pelo aplicativo do INSS – Foto: Justiça Federal/Divulgação/ND

O benefício ficará bloqueado para novos descontos até que o segurado faça o desbloqueio. Segundo o Governo Federal, a exclusão já existia, porém não era de forma automática.

Desde março, quando iniciaram as reclamações sobre descontos indevidos, o INSS afirma que tomou uma série de medidas para proteger 7,6 milhões de aposentados e pensionistas que têm descontos no pagamento.

O número de reclamações chegou a 1 milhão de janeiro de 2023 a maio de 2024, segundo auditoria determinada pelo próprio INSS.

Verificação de desconto

Foi disponibilizada, na tela inicial do Meu INSS, a consulta de “mensalidade associativa”. Em seguida, uma funcionalidade no aplicativo e site passou a permitir que aposentados e pensionistas, além de consultarem o desconto no pagamento, pedissem o bloqueio através do serviço, que também pode ser solicitado pela Central 135.

No ícone “mensalidade associativa”, em destaque no Meu INSS na plataforma Gov.br, também pode ser solicitado o bloqueio do desconto.

Como excluir desconto pelo Meu INSS

  • Acesse o Meu INSS com login e senha.
  • Na página inicial selecione Novo pedido.
  • No campo de busca (onde tem a lupa) escreva Excluir mensalidade.
  • Vão aparecer opções, selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.
  • Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.
  • Após atualizar os dados, selecione Avançar.
  • Leia as instruções e escolha Avançar.
  • Informe os dados solicitados e clique em Avançar.
  • Anexe os documentos  (se for necessário) e vá em Avançar.
  • Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.
  • Confira os dados informados no requerimento.
  • Clique em Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.
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