Uruguai: conheça Orsi, presidente eleito e pupilo de “Pepe” Mujica

Nascido na roça, militante de esquerda e herdeiro político do ex-presidente José “Pepe” Mujica: este é Yamandú Orsi, de 57 anos, eleito nesse domingo (24/11) presidente do Uruguai.

Candidato da coalisão de esquerda Frente Ampla, Orsi disputou o segundo turno das eleições com o candidato do Partido Nacional, o conservador Alvaro Delgado, apoiado pelo atual presidente, Lacalle Pou.

A disputa foi apertada: com 100% das urnas apuradas, Orsi obteve 49,84% dos votos, e Delgado, 45,87%.

O presidente eleito ganhou destaque no pleito após o forte apoio do ex-presidente “Pepe” Mujica. No primeiro turno das eleições, Mujica subiu ao palco, mesmo com a saúde fragilizada, para defender seu candidato.

Companheira de chapa de Orsi, Carolina Cosse (na foto em destaque), ex-prefeita de Montevidéu, será vice-presidente do Uruguai.

Casa sem luz

Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez tem 57 anos e nasceu na zona rural do Uruguai, na cidade de Canelones, em uma família humilde. Ele conta que a casa em que cresceu não tinha luz e que estudou em escola pública.

Orsi foi casado duas vezes, mas teve filho apenas com a segunda mulher, Laura Alonso Pérez. Ele é pai de um casal de gêmeos, de 11 anos.

O novo presidente se formou em 1991, como professor de história. Yamandú Orsi lecionou para alunos do ensino médio até 2005, quando iniciou sua vida política. Orsi atuou como secretário-geral por quase 10 anos e, depois, como prefeito Canelones por dois mandatos — o último teve início em 2020.

Em julho de 2024, ele renunciou ao cargo de prefeito para disputar as internas partidárias da Frente Ampla, que venceu com mais de 60% dos votos.

As promessas de campanha de Orsi focaram em políticas ambientais, apoio aos pequenos produtores e inclusão social. Com sua vitória, a esquerda volta à Presidência após o governo de Lacalle Pou, de centro-direita.

Parabéns de Lula

Logo após a confirmação da vitória de Orsi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lhe deu os parabéns. Lula também cumprimentou o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, que apoiou Orsi e a quem o petista chamou de “amigo”.

“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a frente ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, disse Lula na rede social X.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.