Golpes da Black Friday crescem em 2024; veja como se proteger

O sinal de alerta para golpes e fraudes precisa estar ligado antes da data oficial da Black Friday, marcada para 29 de novembro deste ano. De acordo com um estudo da empresa de proteção de marcas Branddi, mais de mil sites fraudulentos foram detectados somente no mês de outubro, que antecede o período de compras e ofertas.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Guardiões da Black Friday 2024 | O que é e como acompanhar
  • Ministério lança guia para evitar golpes na Black Friday de 2024; veja as dicas

A pesquisa revelou que o número é três vezes maior do que o do mesmo período no ano passado, reforçando uma atenção ainda mais intensa contra fraudes digitais. Na maior parte dos casos, os sites falsos simulam o visual de lojas de marcas famosas e associam os nomes à Black Friday, em uma prática chamada “Brand Impersonation” (“Imitação de marca”, em tradução livre).

O estudo revelou também que mais de 3790 ações golpistas com sites e anúncios falsos foram identificadas em outubro, com impacto maior nas áreas de moda e vestuário (30,2%), e-commerce e marketplaces (25,1%) e suplementos (14,3%)


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O padrão é parecido: golpistas usam o nome de marcas famosas com promessas de preços muito mais baixos do que a média do mercado, tempo limitado e ofertas exclusivas.

Como se proteger de golpes na Black Friday 2024

O Canaltech separou algumas dicas para comprar com segurança no período:

  • Acesse o site oficial da loja manualmente para fazer compras;
  • Confirme se a oferta vem do perfil verdadeiro da loja nas redes sociais;
  • Não clique em links suspeitos recebidos por SMS, e-mail ou WhatsApp;
  • Procure pela reputação da loja em sites como o Reclame Aqui;
  • Mantenha senhas fortes e proteja os dados do cartão de crédito físico.

Verifique o site e o perfil da loja

O Brand Impersonation tenta imitar a aparência de uma marca ou loja específica para aplicar golpes. Ao entrar em um site com ofertas muito vantajosas, verifique se possui o protocolo de segurança HTTPS na barra de endereço do navegador e confirme se o endereço é o mesmo da loja original — golpistas podem criar domínios com o nome da loja e o termo “Black Friday” para atrair vítimas, por exemplo. 

Caso você tenha encontrado uma oferta que chamou a atenção, a recomendação é de digitar manualmente o endereço da loja no navegador para acessá-la

Além disso, vale a pena ficar de olho em perfis falsos que promovem ofertas nas redes sociais: ao ver uma publicação associada a uma marca famosa, confirme se o perfil que a veicula tem o selo de verificação. 

Evite clicar em links suspeitos

Golpistas também podem se passar por marcas famosas e entrar em contato via SMS, WhatsApp ou e-mail. Nesses casos, é muito importante verificar a procedência de quem enviou a mensagem e evitar clicar nos links — no caso do Zap, as marcas possuem oficiais com um selo de verirficação, por exemplo. Quando um número desconhecido entra em contato usando o nome e o logo da empresa, há risco de golpe.

Caso a promoção seja vantajosa, novamente é importante acessar o site do e-commerce e procurar a oferta manualmente por lá. Perfis falsos podem enviar links de ofertas como tentativa de phishing para roubar dados sensíveis das vítimas, como CPF e o número do cartão de crédito.

Pesquise sites e ofertas com atenção antes de comprar na Black Friday (Imagem: Reprodução/Freepik)

Pesquise pela reputação da loja

Ao receber uma oferta de uma empresa que você não conhece, é importante consultar a reputação online da marca: sites como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov reúnem reclamações de clientes e avaliam o atendimento ao consumidor nestes casos. 

Use senhas fortes

Outras dicas gerais ajudam a manter a segurança: na hora de criar uma conta em lojas online, use senhas fortes e evite a exposição de suas credenciais para invasores. Além disso, priorize o uso de cartão de crédito digital no lugar da versão física para compras online, pois é possível excluir os dados após a transação e reduzir o risco de clonagem.

Leia também:

  • Quanto vale a pena pagar no iPhone 15 na Black Friday?
  • O que é “boletar”? Conheça a prática de “reserva” na Black Friday
  • Como usar o Pix em segurança na Black Friday

Entre no Canaltech Ofertas para acompanhar as melhores ofertas da Black Friday. Por lá, você saberá quando faremos transmissões ao vivo com promoções imperdíveis e distribuição de cupons realmente vantajosos. Você também pode acompanhar tudo pelo grupo do CT ofertas no WhatsApp.

VÍDEO: Como Evitar Golpes na Black Friday

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.