Samsung pode lançar um “Switch dobrável”, indica patente

Após ter se consolidado no mercado de celulares dobráveis, a Samsung estaria planejando uma entrada no segmento de consoles portáteis com tela flexível. É o que revela uma patente registrada pela empresa na WIPO, organização mundial responsável por direitos de propriedade intelectual.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Nova TV gamer da Xiaomi muda luz da sala de acordo com o conteúdo; veja detalhes
  • Todos os novos dobráveis da Samsung podem ter chips Exynos; entenda

O “Switch dobrável” da Samsung foi ilustrado em desenhos contidos na patente, apresentando uma tela flexível em formato flip. Na prática, isso indica que o dispositivo seria compacto o suficiente para ser guardado com mais conforto em bolsos ou outros compartimentos reduzidos.

Quando aberto, o aparelho teria uma estrutura similar à de outros consoles portáteis já conhecidos, como o próprio Nintendo Switch. A tela ocupa a parte central, enquanto botões e joysticks ficam posicionados mais próximos das laterais.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que esperar do “Nintendo Switch” da Samsung

Algumas especificações técnicas do dispositivo ficaram de fora do registro, mas é esperado que o console portátil utilize um sistema de dobradiças Flex Hinge, semelhante ao que já é encontrado na linha Galaxy Z Flip.

Caption

Por sua vez, o display poderá ser composto pelo chamado Ultra Thin Glass na superfície. Trata-se de um material flexível mais resistente que o plástico e amplamente utilizado na linha de celulares dobráveis da Samsung.

Até o momento, a Samsung não divulgou mais informações sobre o novo dispositivo, que representaria sua entrada em um campo totalmente novo. Afinal, a marca sequer possui um console com tela rígida.

Por ser um aparelho destinado à execução de jogos ou outros aplicativos exigentes, o conjunto de desempenho também é uma questão relevante. Não há sequer como saber se ele será baseado em uma plataforma mobile gamer com Android ou em algo mais avançado, com Windows.

Além disso, a empresa poderia explorar um mercado ainda emergente, o de consoles portáteis com jogos em nuvem. Nesse caso, a Samsung nem precisaria integrar um hardware muito potente, já que o processamento seria feito de forma remota.

Esse tipo de solução já é utilizado pela marca em suas Smart TVs com o chamado Gaming Hub, que reúne serviços de jogos em nuvem como o Xbox Remote Play e o Nvidia GeForce NOW.

Por enquanto, o que se diz além da patente permanece no campo da especulação. Não há qualquer previsão de lançamento do “Switch” da Samsung, ou se a empresa sequer planeja produzir o dispositivo em larga escala — afinal, patentes também podem funcionar como meros aparatos jurídicos, sem se materializarem como produtos concretos.

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.