Títulos do Tesouro poderão ser garantia para aluguéis e empréstimos

Investidores pessoas físicas poderão usar a partir de agora títulos públicos federais do Programa Tesouro Direto como garantia em contratos como aluguel imobiliário e empréstimo. O serviço, chamado TD Garantia, foi lançado nesta segunda-feira (25/11) pelo Tesouro Nacional, a Bolsa de Valores brasileira (B3) e o Banco Central (BC).

Segundo comunicado do Tesouro, a iniciativa tem o objetivo de fomentar o mercado de crédito, garantindo uma alternativa segura para diversas operações financeiras.

Com esse serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia. Isso traz redução do risco, dos custos das operações financeiras e preserva a valorização dos investimentos ao longo do tempo.

Vale lembrar que os títulos do Tesouro Direto são considerados o ativo de menor risco de crédito na economia brasileira.

O secretário do Tesouro, Rogério Ceron, afirmou que a possibilidade lançada nesta segunda é resultado de dois anos de trabalhos.

“Agora, por exemplo, os investidores terão a oportunidade de alugar imóveis utilizando os títulos do programa, realizar operações de crédito com o custo mais baixo e uma série de inovações que o mercado terá a oportunidade de explorar. Já temos iniciativas no mercado imobiliário e esperamos outras aplicabilidades nos próximos meses. Não há limites para o número de operações do mercado que podem ser impactadas, reduzindo os custos, com a utilização do TD Garantia”, disse Ceron.

Neste primeiro momento, a Loft e a Corretora Warren já estão oferecendo o TD Garantia para a realização de aluguéis, mas qualquer imobiliária pode plugar (usar as telas/sistemas da loft) na Loft, que já tem mais de 8 mil imobiliárias em todo o Brasil.

A realização do processo de adesão é feita por meio das instituições financeiras, então a disponibilidade vai depender de cada banco, corretora ou fintech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.