Talibã se reúne com russos e celebra promessa do governo Putin

O Ministro Interino dos Assuntos Interiores do Afeganistão, Sirajuddin Haqqani, recebeu uma delegação da Rússia nesta segunda-feira (25/11). No encontro, o Talibã recebeu uma importante promessa do governo de Vladimir Putin.

Liderada pelo secretário do Conselho de Segurança da Federação Russa, Sergei Shoigu, a comitiva russa realizou uma reunião com autoridades do Talibã que envolveu assuntos como questões políticas, de segurança e econômicas.

Além disso, o governo russo sinalizou que pode remover o Talibã, que governa o Afeganistão desde 2021, de sua lista de organizações terroristas.

“O sr. Shoigu assegurou que o governo russo está nos estágios finais da remoção (do grupo Talibã) da lista de banidos. Ele expressou otimismo de que esse processe se conclua em breve, facilitando relações aprimoradas entre os dois países em vários setores”, disse o Ministério das Relações Exteriores do Afeganistão, comandado pelo grupo extremista, em um comunicado.

Com a legitimidade de seu governo questionado pela maioria das comunidade internacional, o grupo Talibã tem visto na Rússia um grande parceiro nas relações diplomáticas desde que retomou ao poder no Afeganistão.

Putin, inclusive, já deu declarações favoráveis ao grupo e disse ser preciso “partir da realidade” para entender que o Talibã é o governo de fato no país, apesar das diversas críticas.

Como forma de sinalizar a vontade do Kremlin de estreitar laços com o grupo, o Talibã foi, inclusive, um dos convidados para o 27º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, realizado em junho deste ano em Moscou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.