Hermès enfrenta ação judicial por dificultar vendas da bolsa Birkin

Uma ação coletiva foi protocolada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, contra a Hermès. De acordo com os documentos judicias, a grife francesa condicionou a venda da bolsa Birkin, uma das mais famosas da marca, à compra de outros itens pelos consumidores.

Vem entender!

Bolsa Birkin, da marca Hermès, na cor verde musgo. Uma mulher branca segura a bolsa. Na foto é possível ver apenas sua mão. - Metrópoles
O modelo mais popular da Hermès é a Birkin. Por causa da exclusividade, a bolsa se tornou um item de colecionadores, ultravalorizado no mercado

 

As clientes Tina Cavalleri e Mark Glinoga acusam a Hermès de só permitir a venda da icônica bolsa a quem tem um “histórico suficiente de compras”. Segundo a lei da Califórnia, caso seja comprovada a exigência, a grife estaria violando as regras ao vincular a venda de um item a outros.

Na ação, Tina afirma que entrou com pedido de compra da Birkin em setembro de 2022, mas foi avisada que a peça era vendida apenas para clientes que haviam sido consistentes em apoiar a marca. A consumidora também informou que já gastou “milhares de dólares” na Hermès, porém alega uma espécie de pressão para adquirir outros produtos da label.

Por não conseguir comprar a bolsa, a dupla entrou com uma ação conjunta na justiça estadunidense para que impeça a grife de manter a prática da “venda casada”, além de pedir uma indenização financeira. Sinônimo de exclusividade e luxo, a Birkin é considera um dos itens mais caros da moda, com preços que variam de US$ 10 mil a mais de US$ 1 milhão.

Closet Kylie Jenner
A Birkin é um dos itens mais cobiçados da moda

 

Birkin preta - bolsa da Hermès
Na ação, as clientes alegam dificuldades impostas pela marca para a compra da peça

 

A empresa Kim Kardashian, uma mulher branca e de meia idade, com cabelo preto trançado, saindo de um carro preto. Ela usa uma camisa preta de botão, uma calça preta e uma bolsa marrom modelo Birkin da marca Hermès. - Metrópoles
Por causa do valor e da exclusividade da Birkin, celebridades colecionam a bolsa por status

 

Na imagem com cor, mulher anda na rua com look preto e bolsa laranja - Metrópoles
A Birkin é a bolsa favorita entre os fãs da Hermès

Hermès e a exclusividade da Birkin

Em 1984, a Hermès lançou a peça que se tornaria uma dos mais cobiçadas da indústria de luxo. Inspirada na atriz franco-britânica Jane Birkin, a bolsa de couro, feita a mão, passou a ser vista constantemente em visuais de celebridades e milionários.

Ao longo dos anos, a Birkin ganhou novos tamanhos e cores, mas um fato ainda continua o mesmo: a exclusividade para tê-la. A Hermès só vende a bolsa nas lojas físicas, além de ter uma longa lista de espera para quem pretende adquirir o item.

De acordo com a Hermès, os vendedores não recebem comissões pelas vendas das bolsas Birkin. A grife tem cerca de 43 lojas apenas nos Estados Unidos, das quais oito ficam na Califórnia.

Na imagem com cor, fachada da loja da Hermès - Metrópoles
A Hermès foi fundada em 1837, na capital francesa

 

A modelo e cantora Jane Birkin, uma mulher branca e de meia idade, com cabelo liso castanho, posa para foto nos bastidores de um desfile de moda. Ela usa uma camiseta verde, uma calça jeans, óculos escuros e uma bolsa, modelo Birkin, preta de couro da marca Hermés. - Metrópoles
Jane Birkin foi a inspiração para a bolsa

 

Na imagem com cor, mulher branca, Jane Birkin possa para foto. A atriz e cantora inspirou o nome da bolsa mais cara do mundo - Metrópoles
A atriz era constantemente vista com a bolsa

 

Mulher branca e jovem, segurando uma bolsa Birkin da marca Hermès em couro marrom. Ela usa um casaco de tricô laranja, uma calça jeans e um sobretudo de pelo bege.
A exclusividade e os altos preços se destacam

 

Bolsa azul da marca Hermès em tamanho mini. Quem segura a peça é uma mulher branca e jovem, que usa calça jeans com plumas pretas, e um salto rosa fino. - Metrópoles
A Hermès é a marca mais famosa pelas bolsas. Os hits são os modelos Birkin e Kelly

 

Com um legado durável na história da moda, as bolsas Birkin sempre foram associadas a um posto quase “inalcançável”. A ação judicial chega para movimentar ainda mais o debate de elitismo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.