Vapes afetam saturação e sistema cardiovascular instantaneamente, indica estudo

Os vapes afetam a função vascular, mesmo sem nicotina. É o que alerta um estudo que vai ser apresentado na reunião anual da Radiological Society of North America (RSNA), na primeira semana de dezembro.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Cigarro eletrônico é mais usado por curiosidade do que para deixar de fumar
  • Por que a Anvisa proíbe o vape no Brasil?

Segundo os cientistas, embora a vaporização exponha os usuários a menos produtos químicos tóxicos do que os cigarros, ainda pode ser prejudicial à função vascular e à saúde geral. E o estudo vem justamente para identificar os efeitos imediatos do uso de cigarros eletrônicos.

Ao todo, participaram do estudo 31 fumantes ​​com idades entre 21 e 49. Eles fizeram três sessões de exames de ressonância magnética, antes e um depois de fumar tabaco, vape com nicotina e vape sem nicotina.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os pesquisadores se concentraram em analisar a velocidade do fluxo da artéria femoral e a saturação venosa de oxigênio (uma medida da quantidade de oxigênio no sangue que retorna ao coração após fornecer oxigênio aos tecidos do corpo). Outro fator medido foi o fluxo sanguíneo no cérebro.

Vape e função vascular

Os dados dos fumantes e não fumantes foram comparados, e os médicos perceberam que, após fumar, houve uma diminuição significativa na velocidade do fluxo sanguíneo em repouso na artéria femoral superficial.

A diminuição da função vascular foi mais maior ainda no caso de vapes contendo nicotina. Os vapes também foram relacionados com a redução da saturação venosa de oxigênio (tendo nicotina ou não).

Vapes afetam saturação e sistema cardiovascular instantaneamente (Imagem: Matheus Bertelli/Pexels)

“O estudo serve para destacar os efeitos que cigarro e vape podem ter em uma infinidade de leitos vasculares no corpo humano. Se o consumo de cigarro eletrônico pode ter um efeito que se manifesta imediatamente no nível dos vasos, é concebível que o uso crônico possa causar doença vascular”, conclui o time, em comunicado. 

Malefícios do vape para o coração

Estudos já indicaram que o vape aumenta em 1,79 a probabilidade de infarto, além de aumentar o material gorduroso nas paredes das artérias, levando a aterosclerose (uma doença inflamatória).

O vape também aumenta o risco de insuficiência cardíaca em 19%. A inalação de substâncias estranhas, em vez de componentes específicos do vapor do cigarro eletrônico ou da fumaça do cigarro, gera efeitos adversos. Frequentemente surgem pesquisas destacando os malefícios do vape para o coração.

Vape x cigarro

Enquanto isso, existe uma séria comparação entre vape e cigarro comum. Acredita-se que o vape causa até seis vezes mais intoxicação por nicotina que cigarro.

Além disso, uma grande preocupação dos especialistas da área é que, ao contrário do senso comum, o cigarro eletrônico não ajuda a parar de fumar.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.