5 dicas para comprar um carro usado na Black Friday

A Black Friday está chegando e, com ela, aumenta a expectativa de encontrar o “carro dos sonhos” por um preço que caiba no bolso sem estourar o orçamento. Se você também está ansioso pela próxima sexta-feira (29) por esse motivo, fique tranquilo, pois o CT Auto vai te dar o caminho das pedras para renovar sua garagem antes do fim do ano.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 10 carros usados mais vendidos do Brasil em outubro de 2024
  • Hatch, sedan ou SUV? | Escolhendo o carro ideal para você

Vale lembrar que, se quiser aproveitar a Black Friday para comprar um carro 0km por um valor mais baixo, é ainda mais simples. Afinal, já selecionamos, em outra lista, 7 carros que estarão mais baratos no próximo dia 29 de novembro.

Se a ideia é focar em um bom seminovo ou em um carro usado, porém, você está no lugar certo, caro canaltecher. Vamos elencar abaixo 5 dicas fundamentais para quem quer comprar um carro na Black Friday de forma segura. Confira.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5. O carro “certo”

Matías Fernández Barrio, cofundador e CEO da Karvi, marketplace de carros seminovos certificados do Brasil, conversou com o CT Auto e afirmou que o primeiro ponto para se dar bem na Black Friday é escolher qual o veículo que melhor se encaixa com o que o consumidor deseja.

Antes de comprar um carro na Black Friday, pense bem qual o tipo de veículo que mais se encaixa com seu perfil (Imagem: Ross Helen/Envato/CC)

“Quem tem família e gosta de viajar precisa pensar em um veículo com maior espaço interno, principalmente de porta-malas. Para uma pessoa solteira, por exemplo, um hatch de entrada pode ser uma boa aposta, já que tem valor menor”.

4. Histórico veicular

Definido o modelo e a motorização, chegou a hora de checar a “ficha criminal” do carro seminovo escolhido, ou melhor, o histórico veicular do carro que será comprado na Black Friday. É por meio desta análise que o cliente vai saber, por exemplo, se o veículo já passou por algum sinistro ou tem problemas de documentação, multas, etc.

Caption

“Não é tão fácil de ir atrás de todos os detalhes desse passado, mas há sites que realizam uma grande pesquisa e informam o histórico veicular de uma unidade, geralmente apenas utilizando a placa do modelo. Buscar por esse histórico é um diferencial, assim como solicitar as notas fiscais das revisões e eventuais reparos do veículo”.

3. Avaliação presencial

Sabe a história daquele app de namoro em que a pessoa da foto não se parece em nada com ela no mundo real? Pois é. Se você resolver comprar um carro usado na Black Friday apenas porque “deu match” nas imagens que viu no anúncio, pode acabar se dando mal.

Ver o carro de perto, e não apenas em fotos, é mandatório para não entrar em frias na Black Friday (Imagem: Svitlana/Envato/CC)

Nesses casos, nada melhor do que “marcar um encontro” e conhecer o carro dos sonhos pessoalmente. Se possível, leve um mecânico de confiança e observe tudo: desde o painel e estofados até o estado geral dos pneus.

2. Primeira volta

Já que você não vai comprar o carro sem antes conferir, ao vivo, se ele realmente é o que você quer levar para casa nessa Black Friday, é fundamental dar a primeira volta ao volante do modelo dos seus sonhos.

Escolheu o carro, gostou do que viu e avaliou? Então peça para dar uma volta antes de fechar negócio (Imagem: Lightfield Studios/Envato/CC)

É nesse contato “olho no olho”, ou melhor, “olho no volante”, que você poderá sentir a forma como o carro se comporta nas ruas, se não há trepidações excessivas, barulhos ou outros alertas que poderão entregar o que o vendedor eventualmente tenha “maquiado” com ele parado.

1. Pagou, levou

A última dica para quem não quer dores de cabeça ao comprar um carro usado na Black Friday é, talvez, a mais básica de todas, e serve também para o anunciante: trata-se do popular “pagou, levou”. E o que é isso?

Não pague pelo carro antes de checar se está tudo certo com ele. O famoso “pagou, levou” é a chave para se dar bem na Black Friday (Imagem: Orion Production/Envato/CC)

Na verdade, a dica é a seguinte: se você está comprando um carro, não adiante ou antecipe qualquer valor antes de checar se o carro está realmente nas condições anunciadas e o test-drive tiver sido satisfatório. Assim, não há riscos de o vendedor “sumir” com o dinheiro antes de entregar o bem.

E aí: anotou tudo? Então pode continuar a procurar o carro usado ou seminovo dos sonhos para comprar com toda a segurança na próxima Black Friday e, quem sabe, passar a virada de 2024 para 2025 com seu novo “mimo” na garagem.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.