8 motivos para você conhecer a Praia do Campeche

A Praia do Campeche está localizada no Sul de Florianópolis, a cerca de 15 quilômetros do Centro, e próxima à Praia da Joaquina e à Praia do Morro das Pedras.

Foto aérea da faixa de areia branca da Praia do Campeche, repleta de guarda-sóis coloridos.

No Sul da Ilha, a praia do Campeche é uma das mais frequentadas da região, pelo acesso fácil e a paisagem de tirar o fôlego – Foto: ANDERSON COELHO/ARQUIVO/ND

À sua frente, menos de dois quilômetros mar adentro, está a paradisíaca Ilha do Campeche, uma das atrações turísticas mais procuradas em Florianópolis.

Sua localização, a própria ilha, a extensa faixa de areia e o point do surfe são alguns dos motivos para conhecê-la. Descubra quais são os outros e o que fazer na Praia do Campeche.

1. Visual lindo

Foto de parte da areia da Praia do Campeche, com o mar à esquerda e um grande morro verde ao fundo.

Dunas de areia, morros verdes e vegetação compõem o cenário da Praia do Campeche – Foto: Foto Flavio Tin/ND

Assim como outras de Florianópolis, a Praia do Campeche tem um visual muito bonito, composto por uma ampla e branca faixa de areia, água clara, dunas de areia e vegetação.

A poucos quilômetros de distância da praia fica a Ilha do Campeche, cujo cenário está em outro patamar de beleza e você logo saberá o motivo.

2. Tem uma ilha paradisíaca para visitar

Chamada de “Caribe catarinense”, a Ilha do Campeche fica a apenas 1,5 quilômetro de distância da praia, a menos de dez minutos de barco. Areia clara, água cristalina e calma, um costão verde, além de boa infraestrutura é o que lhe aguarda neste lugar paradisíaco. Você vai saber mais adiante.

3. Ampla faixa de areia

Foto da Praia do Campeche. Do centro ao lado direito, aparece a extensa faixa de areia. Do lado esquerdo está ao mar e ao fundo aparecem alguns morros verdes. O céu está azul.

A Praia do Campeche é uma das que tem maior faixa de areia em Florianópolis – Foto: Airbnb/Reprodução/ND

A Praia do Campeche tem, literalmente, um pedaço de areia para todos. São 3,5 quilômetros de extensão e cerca de 20 metros de largura. Uma das maiores de Florianópolis.

Isso significa que, especialmente na alta temporada de verão, é possível encontrar um “canto” com maior tranquilidade e sem tantos dribles em guarda-sóis.

4. Eclética, para diferentes perfis de turistas

A Praia do Campeche tem espaço para várias “tribos” e perfis de turistas. Quem gosta de mais movimento e agitação, deve escolher a parte mais central da praia, onde fica o chamado Riozinho. Ali é o point da galera.

Mais ao Norte (à esquerda), próximo à parte do bairro conhecido como Novo Campeche, a praia apresenta características mais preservadas, com vegetação, dunas de areia e menor infraestrutura à beira-mar. Lado ideal para quem gosta de menos movimento.

Por fim, o lado Sul, em direção à Praia do Morro das Pedras, concentra maior quantidade de surfistas.

5. Mar propício ao surfe

Foto de uma mulher jovem segurando uma prancha de surf. Ela está virada de frente para o mar e de costas para a foto. Ela está no contraluz. Ao fundo aparece uma lua cheia alaranjada e um morro verde. A foto foi tirada ao anoitecer.

Com um mar de ondas fortes, a Praia do Campeche é propícia ao surf – Foto: Ricardo Wolffenbuteel/Secom-SC/Divulgação/ND

As características do mar e do vento fazem a Praia do Campeche ser um local de boas ondas para surfar em Floripa, especialmente no lado mais ao sul de sua extensão. Então, se você gosta de surf, esse é um bom motivo para conhecê-la.

Já para aqueles que querem apenas tomar um banho de mar e especialmente para quem estiver na companhia de crianças é preciso ter muita atenção, por conta das ondas que são de moderadas a fortes e do repuxo na água.

6. Infraestrutura completa no bairro

O bairro Campeche, onde fica a praia, é um bairro bem grande e dividido em três partes: Campeche Leste (região mais residencial), Novo Campeche (com imóveis mais luxuosos e praia mais agreste) e o Campeche Central (onde se concentra a maior parte do comércio).

Por todo o bairro é fácil encontrar pousadas, hostels, imóveis para locação no Airbnb e até hotel. Fora a hospedagem, a região é muito bem servida em comércio, mercados e também um pequeno shopping center. Muitos deles estão na principal via da região, a Avenida Pequeno Príncipe, onde há vagas na rua e estacionamentos particulares perto da praia.

Os bares e restaurantes mais próximos da areia ficam na parte do Campeche Central. O bairro ainda conta com um terminal de ônibus e um posto de saúde.

7. Próxima ao Centro de Florianópolis

A Praia do Campeche é de todas as do Sul da ilha, a mais próxima ao Centro de Floripa. São 15 quilômetros até o Mercado Público e o Terminal Rodoviário. Já em relação ao Aeroporto Internacional de Florianópolis, a Praia do Campeche fica ainda mais perto: são apenas nove quilômetros de distância.

8. Localização estratégica, próxima a outras praias

Além de ser próxima ao Centro de Floripa, a Praia do Campeche também fica perto de outras praias e pontos turísticos da Ilha da Magia.

Ela está a 15 km (de carro) da Praia da Joaquina, o melhor lugar para surfe em Floripa, inclusive na areia (sandboard), que é seguida pelo pequeno paraíso natural chamado Praia do Gravatá. Na sequência, está a Praia Mole (outro reduto dos surfistas) e a Praia da Galheta.

Fora todas essas, a Praia do Campeche fica a apenas 13 quilômetros do coração turístico de Florianópolis: a Lagoa da Conceição.

O que fazer na Praia do Campeche?

Foto da Praia do Campeche. Do lado esquerdo ao centro da foto, aparece a extensa faixa de areia clara, repleta de pessoas e guarda-sóis coloridos. Do lado direito, o mar claro. O dia está ensolarado e o céu azul.

A Praia do Campeche é uma das mais visitadas do Sul de Florianópolis – Foto: Leo Munhoz/ND

Tomar banho de mar e praticar surfe são as primeiras e mais óbvias opções. Caminhar longamente pela areia é outra. Como a Praia do Campeche emenda com a Joaquina, sem qualquer delimitação física, o percurso a pé e à beira-mar rende 7,5 quilômetros (apenas ida) de atividade física.

Sua larguíssima faixa de areia permite até que os visitantes optem pela bicicleta, já que a orla da praia não é calçada, usando sempre o bom senso para não atrapalhar os demais.

Na alta temporada de verão, os passeios náuticos compõem o leque de atividades possíveis. Agora, o programa mesmo imperdível é conhecer a Ilha do Campeche, uma das principais razões pelas quais as pessoas visitam a praia.

Por fim, ainda é possível “escalar” as dunas de areia da praia, fazer a trilha do Morro do Lampião com vista panorâmica, como também conhecer nas proximidades a Lagoa da Chica e a Lagoa Pequena.

Como chegar na Praia do Campeche?

Do Centro de Florianópolis, o trajeto até a Praia do Campeche começa pela Via Expressa Sul (SC-401) e continua pela SC-405, quando esta emenda com a Avenida Pequeno Príncipe, a principal do bairro, e chega até a ponta da praia. São cerca de 15 quilômetros de distância e em torno de 20 minutos de carro, dependendo do trânsito.

Para quem vem do Norte de Floripa o trajeto também é pela SC-401 e SC-405. Pode ser feito igualmente pela SC-406, via que passa pelo Leste da Ilha. Do Norte, as distâncias ficam em torno de 40 quilômetros até a Praia do Campeche, o que leva de 45 minutos a 1 hora de percurso.

Por fim, quem está no extremo Sul de Florianópolis chega ao Campeche pela SC-405 ou pela SC-406.

Praia do Campeche e Ilha do Campeche: qual a diferença?

Foto da Ilha do Campeche. No centro da foto, o mar de cor azul-esverdeado. Ao fundo e no canto esquerdo a areia muito branca, cercada por um morro verde. No lado direito aparecem alguns pequenos barcos no mar.

Areia Fina, extremamente branca, águas claras e calmas fazem da Ilha do Campeche o Caribe catarinense – Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

A Praia do Campeche é essa sobre a qual dedicamos a matéria inteira: uma praia de 3,5 quilômetros de extensão, “dividida” em três porções (Centro, Norte e Sul), ampla faixa de areia e mar mais agitado, com ondas fortes.

Já a Ilha do Campeche fica a 1,5 quilômetro da praia, onde se pode chegar de barco em menos de 10 minutos de travessia. A ilha também tem sua praia, conhecida como o Caribe catarinense.

A fama vem por conta de suas águas cristalinas, que parecem uma piscina natural, e uma areia branquinha e fininha cercada por um morro coberto pela vegetação. Além de curtir a paisagem paradisíaca, também é possível praticar mergulho e fazer trilhas por lá.

Na alta temporada, funciona na praia um restaurante, uma lanchonete, além de serviços de aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Como a ilha é tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico, seu acesso é controlado e há um limite diário de pessoas para visitação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.