Huawei faz chip ainda mais rápido como alternativa à Qualcomm; entenda

Novas imagens publicadas após o lançamento da linha Huawei Mate 70 mostram que o chip do dispositivo é o Kirin 9020, confirmando que a empresa optou por plataformas próprias mais uma vez. Testes de desempenho mostraram que o processador tem até 30% mais capacidade que o seu antecessor.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Xiaomi revela detalhes do seu próximo “intermediário top de linha”
  • Nova TV gamer da Xiaomi muda luz da sala de acordo com o conteúdo; veja detalhes

A foto foi divulgada na rede social chinesa Weibo, indicando que o chip possui 12 núcleos no total. São dois núcleos de alta performance a 2,5 GHz, seis intermediários a 2,1 GHz e quatro de eficiência energética a 1,6 GHz.

Na prática, isso significa que o processador ainda não compete diretamente com as plataformas mais avançadas da Qualcomm e MediaTek, embora tenham sido percebidos progressos relevantes em relação ao Kirin 9010 implementado na linha Pura 70.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os resultados foram reafirmados por um teste de desempenho na plataforma AnTuTu, em que o Huawei Mate 70 Pro Plus atingiu 1.248.520 pontos. Para efeito de comparação, é uma pontuação semelhante à observada no OnePlus 12R, modelo que traz o processador Snapdragon 8 Gen 2.

Processador Huawei Kirin 9020 ganhou performance 30% mais alta (Imagem: Weibo)

A implementação de um novo chip desenvolvido pela Huawei acontece em um contexto de busca por independência da empresa em relação a plataformas feitas em Taiwan, sob comando de empresas dos Estados Unidos.

Esse processo ocorre devido às sanções impostas pelos estadunidenses desde 2019 ao uso de chips em celulares da marca chinesa, o que foi capaz de desestabilizar o mercado de smartphones da Huawei — processo que vem se revertendo desde o lançamento dos últimos Kirin.

Notícias recentes indicam que a Xiaomi poderá ser a próxima fabricante chinesa a desenvolver seus próprios chips para celulares, diante dos riscos associados ao uso de plataformas da companhia estadunidense Qualcomm, além do aumento no preço dos chips avançados de última geração.

Linha Huawei Mate 70 foi lançada com três modelos

A Huawei lançou a linha Mate 70 com seus novos celulares avançados na última terça-feira (26). No total são quatro modelos: o Mate 70, 70 Pro, 70 Pro Plus e 70 RS Ultimate Design.

O RS, opção mais sofisticada, se destaca por trazer um conjunto de desempenho poderoso com 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno. Seu conjunto de câmeras possui um sensor principal de 50 MP, ultrawide de 40 MP e telefoto de 48 MP, além da frontal de 13 MP.

Sua bateria também chama a atenção por sua grande capacidade de 5.700 mAh e suporte para recargas de até 80 W sem fio. Estão presentes as certificações IP68 e IP69, que garantem resistência contra água em mergulhos e jatos.

Huawei Mate 70 RS Ultimate Design é opção mais avançada entre lançamentos (Imagem: Divulgação/Huawei)

Os celulares foram lançados na China, e não há previsão para apresentação global. O lançamento no Brasil é improvável, já que a Huawei não comercializa seus celulares oficialmente no país.

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.