Pavão resgatado vai morar no Palácio do Alvorada após quarentena

O pavão resgatado após passar um ano vivendo no quintal de uma moradora da zona rural do Paranoá permanecerá em quarentena na Fundação Jardim Zoológico de Brasília antes de ser transferido para o Palácio da Alvorada. Mesmo sem ferimentos, o animal foi levado ao Zoo no dia 21 de novembro, onde está passando por uma avaliação completa a fim de garantir que esteja apto a seguir para seu novo lar.

Segundo a equipe do deputado distrital Daniel Donizet, que intermediou o resgate, a ave só será encaminhada para o novo lar após a liberação dos veterinários, ainda sem prazo definido. No Palácio da Alvorada, o pavão conviverá com outros animais da mesma espécie.

Relembre o caso

O resgate ocorreu após a ave, que viveu por mais de um ano na casa, se tornar alvo de tentativas de captura por vizinhos incomodados com o barulho do animal. A operação contou com o apoio do Zoológico e do gabinete do parlamentar e durou quase 15 dias até que o pavão fosse resgatado em segurança.

A moradora Ivonete Coutinho conta que se surpreendeu quando o pavão apareceu no terreno em agosto de 2023 — o animal pousou no quintal enquanto ela regava as plantas e, a partir daí, passou a subir nos muros e árvores para dormir e se abrigar da chuva.

Entretanto, a presença do animal começou a ser motivo de reclamações de uma vizinha, que se incomodava com o barulho noturno que a ave produzia. Logo, um mutirão de moradores foi montado para capturar o animal, que ficou assustado e se escondeu no telhado de uma casa por três dias consecutivos.

A filha de Ivonete, Ana Paula, resolveu procurar o deputado distrital, que, com o auxílio da equipe do Zoológico, resgatou o pavão na última quinta-feira (21/11).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.