Descoberto lagarto mais antigo do mundo, com 205 milhões de anos

A University of Bristol descobriu que o lagarto mais antigo do mundo tem 205 milhões de anos. Além de fotografias do espécime, o novo estudo britânico, publicado na última quarta-feira (27), traz imagens 3D para que todos possam verificar os detalhes do animal.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Demogorgon da vida real: lagarto abre o rosto como uma flor para se proteger
  • Como lagartos conseguem desprender a cauda tão facilmente?

Esse novo artigo foi publicado na Royal Society Open Science, mas é a sequência de uma pesquisa publicada na Science Advances em 2022. 

O pequeno esqueleto foi descoberto em rochas da idade Triássica em uma pedreira perto de Bristol. O fóssil está relacionado a anguimorfos modernos (um grupo pertencente a uma subordem chamada Anguimorpha, que inclui lagartos).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No estudo original, a criatura ganhou o nome de Cryptovaranoides microlanius, que significa “lagarto escondido, pequeno açougueiro” por causa de sua identificação como um lagarto e seus dentes afiados, provavelmente usados ​​para cortar presas para alimentação.

Briga científica

Depois da publicação do primeiro artigo, começou uma espécie de “briga científica”, porque outros pesquisadores fizeram um estudo contrariando as descobertas. O argumento era que não se tratava de um lagarto, mas sim de um dinossauro.

“Ficamos surpresos, talvez até chocados, que em 2023 outra equipe de acadêmicos sugeriu que Cryptovaranoides não era um lagarto ou mesmo um parente de lagarto, mas na verdade um arcossauromorfo, mais intimamente relacionado a crocodilos e dinossauros”, diz um dos autores, Mike Benton.

O time então se dedicou a uma profunda revisão, verificando o trabalho original e as questões colocadas no artigo rival, explorando todos os dados, incluindo o espécime original. “Descobrimos que a maioria das preocupações levantadas estavam erradas”, pontua o pesquisador.

Imagens detalhadas do lagarto mais antigo do mundo (Imagem: Whiteside et al, 2024/Science Advances)

O professor acrescenta que todos os detalhes do crânio, das mandíbulas, dos dentes e dos ossos dos membros confirmam que o Cryptovaranoides é um lagarto, não um arcossauromorfo.

“Codificamos centenas de características anatômicas em Cryptovaranoides e outros lagartos modernos e fósseis, bem como vários arcossauromorfos. Fizemos a análise várias vezes e ela nos deu o resultado original: o pequeno réptil de Bristol é de fato o lagarto moderno mais antigo do mundo”, conclui a equipe. Se você gostou de saber disso, também vai gostar de conhecer o réptil marinho mais antigo do mundo. 

Leia também:

  • Lagarto teiú produz o próprio calor para se aquecer
  • Homem morre envenenado por lagarto de estimação nos EUA
  • Estudo afirma que o menor dinossauro do mundo era um lagarto, na verdade

VÍDEO | #MaravilhasDaTecnologia – Cobra que anda?!

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.