45% dos pequenos empresários estão confiantes nas vendas da Black Friday, aponta pesquisa

Setor de cosméticos lidera o otimismo, com 73% dos empreendedores esperando bons resultadosO mercado tem se colocado otimista para as vendas da Black Friday. Entre os pequenos empreendedores, 45% têm uma visão positiva sobre o assunto, isso é o que indica uma pesquisa realizada pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras. Do total de entrevistados, 50% se mantiveram neutros e apenas 5% demonstraram pessimismo. Além disso, metade dos participantes confirmou que irá realizar promoções na data.

O levantamento contou com a participação de 735 pequenos empresários da base de clientes da SumUp, abrangendo todas as regiões do país. As respostas foram coletadas por meio de questionários online entre 22 e 27 de outubro de 2024, oferecendo um panorama abrangente das expectativas de microempreendedores em todo o Brasil. O estudo completo pode ser acessado aqui.

Entre os segmentos mais otimistas, o setor de cosméticos lidera com 73% dos empresários confiantes em bons resultados. Logo em seguida aparecem os negócios de estética e beleza (53%) e os de roupas e acessórios (52%), evidenciando o foco em produtos de menor valor agregado, mas com alta demanda.

Otimismo regional e financeiro

As regiões Norte e Nordeste apresentaram os maiores índices de otimismo: 61% e 56% dos empreendedores locais, respectivamente, esperam resultados positivos. Já no Sul, apenas 32% compartilham dessa visão.

Outro dado relevante é que o otimismo é mais elevado entre empreendedores que possuem faturamento entre 1 e 3 salários-mínimos, alcançando 48%. Segundo Lilian, esses dados reforçam a percepção de que a Black Friday é uma oportunidade significativa também para micro e pequenos empresários.

Entre os negócios confiantes em aumentar as vendas, 52% relacionam o otimismo à popularidade das datas comemorativas, que tradicionalmente impulsionam o comércio. Por outro lado, 47% dos que estão pessimistas atribuem suas expectativas à percepção de dificuldades econômicas no país.

Promoções ganham destaque

A pesquisa apontou que 50% dos entrevistados irão realizar ações promocionais na Black Friday, com destaque para os empreendedores do Norte (64%) e Nordeste (57%). No Sul, apenas 32% planejam iniciativas semelhantes.

Entre os segmentos mais propensos a oferecer promoções, o setor de cosméticos lidera (83%), seguido por vestuário (80%). Já os profissionais da saúde são os menos inclinados a investir em promoções, com apenas 14% planejando ações específicas.

Entre as estratégias promocionais, descontos e cupons aparecem como os mais populares, sendo usados por 50% dos entrevistados. Brindes também ganharam espaço, com 20% optando por essa abordagem para atrair clientes. Para os que não farão promoções, as principais barreiras são a falta de capital (28%) e a descrença de que as ações possam trazer impacto significativo (22%).

Formas de pagamento e destino dos lucros

O levantamento também analisou as preferências de pagamento dos consumidores. O Pix foi o meio mais citado pelos empresários, com 39% das preferências, seguido pelo cartão de crédito (36%).

Sobre o destino dos lucros, 32% dos entrevistados planejam investir em novas mercadorias, enquanto 19% pretendem aplicar os ganhos em investimentos financeiros. Entre os microempreendedores com menor faturamento, 44% pretendem utilizar os recursos para reabastecer estoques. Já entre aqueles que faturam mais de 10 salários-mínimos, 31% estão inclinados a destinar os lucros para investimentos estratégicos.

Embora a Black Friday tenha ganhado relevância nos últimos anos, o Natal segue sendo a data comemorativa mais importante para 43% dos pequenos empreendedores, enquanto 9% preferem a Black Friday como principal oportunidade comercial.

Confira o estudo completo aqui.

Sobre a SumUpA

SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.

Há 11 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.

O post 45% dos pequenos empresários estão confiantes nas vendas da Black Friday, aponta pesquisa apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.