O Odysseus, lander da Intuitive Machines, adormeceu permanentemente na Lua, marcando o fim da sua missão. Segundo a empresa, seu módulo de pouso não retornou as tentativas de contato na última semana, quando era esperado que seus painéis solares recebessem luz solar e gerassem energia.
- Veja quais são as missões espaciais mais importantes de 2024
- Foto de sonda Odysseus mostra “perna” quebrada após pouso na Lua
Foi em 22 de fevereiro que o Odysseus (ou Odie) pousou na Lua, mas ficou em um ângulo diferente do esperado pelos membros da missão. Como o módulo de pouso conseguiu passar por alguns testes e enviou fotos para a Terra, a Intuitive Machines suspeitou que ele pudesse retomar as atividades após a fria noite lunar.

Assim, a expectativa era que o Odie pudesse despertar assim que recebesse a luz do Sol. Algo do tipo aconteceu com a espaçonave SLIM, do Japão: apesar de ter pousado de cabeça para baixo e passado alguns dias em hibernação, a missão japonesa retomou as atividades após receber luz.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Entretanto, isso não aconteceu. Em uma publicação no X, o antigo Twitter, a Intuitive Machines informou que os membros da missão começaram a aguardar sinais do despertar do Odie em 20 de março.
Eles haviam projetado que haveria luz solar suficiente para carregar o sistema de energia do lander e ativar seu rádio de comunicação. Não houve resposta, e no dia 23, os controladores confirmaram que não havia erros na projeção.
No fim, a equipe concluiu que o sistema do lander não iria completar outro contato com a Terra. “Isso confirma que o Odie desapareceu permanentemente após cimentar seu legado na história como o primeiro lander comercial a pousar na Lua”, encerraram.
Lander Odysseus
O Odysseus é um módulo de pouso robótico, cuja missão foi desenvolvida com o apoio de US$ 120 milhões da NASA. Ele levou consigo diferentes cargas úteis, como obras de arte e diferentes instrumentos da agência espacial, enviados para ajudar os cientistas a compreenderem melhor o polo sul lunar.
As of March 23rd at 1030 A.M. Central Standard Time, flight controllers decided their projections were correct, and Odie’s power system would not complete another call home. This confirms that Odie has permanently faded after cementing its legacy into history as the first…
— Intuitive Machines (@Int_Machines) March 23, 2024
O Odie fez história ao descer à região: nenhuma espaçonave privada havia pousado por lá, e para completar, não houve pousos de veículos espaciais dos Estados Unidos em nosso satélite natural desde a Apollo 17, lançada em 1972. Por isso, a missão foi considerada um verdadeiro sucesso tanto pela agência espacial quanto pela empresa.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Tomografia do copo Stanley revela onde está o chumbo
- O Problema dos 3 Corpos | Por que a série tem esse nome?
- Lollapalooza 2024 | Como assistir aos shows ao vivo
- Windrunner | Maior avião do mundo tem tamanho de campo de futebol
- Office 2024 terá 1ª versão lançada em abril pela Microsoft
- Rumo à cura da AIDS, edição genética elimina HIV das células