Como abrir uma disputa no AliExpress

Abrir uma disputa no AliExpress é o procedimento necessário para obter o reembolso de uma compra que não foi entregue ou não atendeu às expectativas. O recurso faz parte da proteção ao comprador na plataforma e abre um espaço para dialogar diretamente com o vendedor para negociar os termos.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Como rastrear compras do AliExpress
  • Como cancelar um pedido no Aliexpress

Neste artigo, o Canaltech tira as seguintes dúvidas:

  • Como abrir uma disputa no celular e no PC
  • Como funciona a disputa
  • Como pedir reembolso de compra no AliExpress
  • Como entrar em contato com o AliExpress

Como abrir uma disputa no AliExpress

Você pode iniciar uma disputa com o vendedor no AliExpress a partir do site ou do aplicativo da plataforma de marketplace. Veja como:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Pelo celular

Siga estes passos para abrir uma disputa pelo app do AliExpress:

  1. Acesse sua conta no app;
  2. Toque em “Meus pedidos”;
  3. Selecione a compra na qual deseja pedir o reembolso;
  4. Pressione “Abrir disputa”;
  5. Preencha o formulário com todos os detalhes do pedido;
  6. Escolha entre o reembolso total ou parcial da compra e informe se vai devolver o produto;
  7. Envie para análise.

Pelo computador

Para abrir uma disputa pelo computador, faça o seguinte:

  1. Entre em sua conta no AliExpress;
  2. Acesse a área de pedidos;
  3. Abra uma compra;
  4. Selecione “Abrir disputa”;
  5. Insira todas as informações;
  6. Escolha entre o reembolso total ou parcial e informe se vai devolver o produto.
    Abra uma disputa para conversar com o vendedor no AliExpress (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Como acompanhar a disputa

Após preencher o formulário, o AliExpress entra em contato com o vendedor, que tem cinco dias para responder e começar a negociar os termos do reembolso. Durante o período, você pode retornar à área da disputa para atualizar informações e adicionar novas evidências, por exemplo:

  1. Acesse a lista de pedidos;
  2. Entre em “Pedidos em disputa”;
  3. Atualize com novas informações.

O que é disputa?

A disputa é uma forma de entrar em contato com o vendedor para pedir o reembolso de um pedido que não foi entregue ou não atendeu às expectativas do cliente. Como o AliExpress é um marketplace que conecta diferentes lojas aos consumidores, a plataforma pode atuar como mediadora nessas situações.

O recurso pode ser usado em até 15 dias após a confirmação da entrega do pedido e a empresa vendedora tem até cinco dias para responder. Então, o site cria um espaço em que ambas as partes podem conversar e decidir os principais termos, como a devolução do produto e a escolha por um reembolso total ou parcial. 

O consumidor pode escolher entre aceitar a proposta do vendedor ou continuar a negociação — se o impasse continuar, a própria plataforma apresenta uma sugestão para o caso. Quando não há retorno do vendedor, o AliExpress devolve todo o dinheiro da compra.

Como pedir reembolso no AliExpress

Só é possível pedir reembolso no AliExpress após criar uma disputa. Em alguns casos, a pessoa compradora ainda precisa conversar diretamente com o vendedor, mas a plataforma pode agilizar o processo em casos de falha na entrega ou avarias no produto.

Como entrar em contato com o AliExpress

Você pode entrar em contato com o AliExpress apenas pelo site ou pelo aplicativo para celulares. A central de atendimento ajuda a tirar dúvidas, monitorar a entrega e guiar o consumidor em casos de troca ou cancelamento de pedido.

Leia também:

  • Como contestar o resultado de uma disputa no AliExpress
  • Como rastrear pedido na Shopee
  • Como usar o serviço de rastreamento dos Correios

VÍDEO: AINDA dá pra COMPRAR no Aliexpress?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.