Câncer inguinal: o que é doença que afeta Anderson Leonardo, do Molejo

Em tratamento contra o câncer inguinal, um tipo raro da doença, desde 2022, o cantor Anderson Leonardo voltou a ser internado no Rio de Janeiro nesse domingo (24/3).

O vocalista do Grupo Molejo tinha recebido alta na terça-feira (19/3), após 21 dias internado, mas precisou ser hospitalizado novamente devido ao agravamento do seu estado de saúde.

O líder do grupo Molejo passava por tratamento de quimioterapia para combater o avanço da doença. Ele foi internado em 27 de fevereiro deste ano para realizar um procedimento que trata as fortes dores causadas pelo câncer.

Câncer inguinal

A doença se desenvolve na virilha, a região inguinal. O câncer que mais acomete essa região é o linfoma, mas há outros menos comuns, como o câncer de pênis e de ânus – que foram diagnosticados no cantor.

A região inguinal abriga linfonodos (gânglios ou ínguas) e vasos linfáticos, venosos e arteriais. O aumento do volume dessa área é comumente relacionado à inflamação ou infecção e pode também ser provocado por tuberculose, sífilis ou outras doenças infecciosas, explica o oncologista Rodrigo Nery, da Oncologia D’Or.

O câncer de pênis é relacionado a inflamações prolongadas e muitas vezes está associado à infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Embora seja mais comum em homens com mais de 50 anos, ele também pode acometer os mais jovens.

O aparecimento de ferida no pênis ou úlcera persistente são os principais sinais de alerta. O paciente também pode sentir dor causada pelo tumor na região do pênis e perceber sangramento ou incômodo na hora de urinar ou ter relação sexual.

O câncer de canal anal, do mesmo modo, pode ocorrer por infecção pelo HPV, inflamações crônicas ou coinfecção pelo HIV. Nesse caso, os sintomas mais comuns são dor na hora de evacuar com redução do calibre das fezes e sangramento.


0

Entenda o histórico de saúde de Anderson

Anderson foi diagnosticado com câncer inguinal em outubro de 2022. A doença entrou em remissão em janeiro do ano seguinte, mas voltou meses depois, atingindo os testículos. “Quando vi que estava voltando a inchar, reparei que era em outra região”, contou o pagodeiro em maio de 2023.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.