AMD confirma iGPUs com RDNA 3+ nas CPUs Strix Point em 2024

Após anunciar oficialmente as APUs de codinome Strix Point em janeiro, a AMD confirmou que os vindouros processadores com gráficos integrados terão a microarquitetura baseada em RDNA 3+. Essa nova tecnologia é uma atualização existente do RDNA 3 e promete entregar mais performance em atividades complexas, como games.

  • 3 melhores processadores da AMD para jogos
  • Processadores AMD Ryzen 7000 ainda valem a pena?

O anúncio foi realizado durante o evento AI PC, na China. Infelizmente, o time vermelho não revelou muitos detalhes a respeito do RDNA 3+, apenas confirmando a revelação completa da tecnologia com as APUs Strix Point para o fim de 2024. A expectativa é que a implementação máxima do RDNA 3+ acompanhe até 16 Unidades Computacionais, estruturas popularmente conhecidas como CUs.

O vazamento desse recurso foi um assunto constante vazamentos ao longo de 2023. Antes, havia dúvidas se a AMD incorporaria o RDNA 2 ou o até então RDNA 3.5, agora confirmado como RDNA 3+. Vale mencionar que há uma versão especial da linha Strix Point, chamada de Strix Halo, especulada para trazer uma iGPU de até 40 Unidades Computacionais. 


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Melhorias em IA com XDNA 2

Apesar do anúncio principal ser o RDNA 3+ nas Strix Point, a apresentação da AMD enfatizou outro assunto interessante. Os novos produtos da gigante terão mais capacidades em IA através da arquitetura atualizada XDNA 2. A expectativa é que as Strix Point tenham um salto geracional considerável em relação aos atuais Hawk Point, subindo de 16 para 48 TOPs.

A iGPU da geração Strix Point deve ter desempenho similar ao de uma RTX 3050 de notebook (Imagem: Divulgação/AMD)

Com isso, a AMD também planeja algumas alterações no chip. Os modelos serão fabricados em formato monolítico com a arquitetura Zen 5 mais recente, com configurações de até 12 núcleos híbridos (núcleos Zen 5 + e Zen 5c) e melhorias de 35% no desempenho. A Strix Halo, por outro lado, pode ter até 16 núcleos no formato de chiplets e estaria com um nível de performance similar ao de uma RTX 4070 Max-Q de 90W.

A família de APUs Strix Point deve ser totalmente revelada no fim de 2024, mas é provável que o lançamento ocorra apenas no início de 2025. 

  • 🛒 Compre o notebook Acer Aspire 3 com AMD Ryzen 3-7230U e 8 GB de RAM com desconto no Kabum!
  • 🛒 Confira promoções de outros produtos da AMD no Kabum!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Xiaomi lança óculos inteligentes com som por condução óssea e preço baixo
  • Brasil pode proibir circulação de carros a gasolina em 2040
  • Tomografia do copo Stanley revela onde está o chumbo
  • O Problema dos 3 Corpos | Por que a série tem esse nome?
  • 8 modelos de planilhas prontas para controle de gastos mensais
  • Os 45 filmes mais esperados de 2024
Adicionar aos favoritos o Link permanente.