Criminosos usam fintech Voluti para dar golpes em passagens da Latam

A Black Friday deu vazão para um novo golpe na praça. Criminosos estão utilizando um link da plataforma de pagamentos Voluti para oferecer descontos falsos na compra de passagens aéreas da Latam. A publicidade do desconto circulou nas redes sociais, nos últimos dias, com ofertas de até 70%.

Conforme os relatos das vítimas, o link utilizado pelos golpistas direciona o cliente para a escolha das passagens e, em seguida, oferece 15% a mais de desconto se o pagamento for feito via Pix. É nessa hora que o golpe é efetivado. Ao fazerem a transferência do valor utilizando um suposto link da Voluti, as pessoas descobrem que a passagem não é emitida.

O caso já gerou reclamações no site Reclame Aqui: “Recebi no Instagram uma suposta promoção de Black Friday da Latam, com passagens com 70% de desconto. Escolhi minhas passagens e apareceu uma oferta adicional de 15% de desconto pagando no Pix. Paguei usando um link da Voluti. A passagem nunca foi emitida”.

Em um dos anúncios da promoção falsa (imagem em destaque), os golpistas divulgaram o seguinte: “Madruga Latam. Últimas 3 horas de promoção. Passagens a partir de R$ 122 durante toda a madrugada”.

No Brasil todo

O golpe fez vítimas em várias partes do Brasil. Além de registros no Distrito Federal, as dezenas de reclamações no Reclame Aqui são de cidades como: Rio de Janeiro (RJ), Cotia (SP), João Monlevade (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Marechal Deodoro (AL), Capivari de Baixo (SC), entre outras. Os relatos repetem, basicamente, o mesmo trâmite do golpe.

“Quero as passagens compradas para usá-las na viagem de destino ou o meu dinheiro de volta, pois isso está me soando como golpe. Me sinto lesada, totalmente indignada, pois ambas as empresas frustraram o meu sonho de ir a Porto Seguro (BA) passar o natal”, expressou a vítima de Cotia.

O outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a Latam e a Voluti, empresas citadas no caso. Até o momento, a Latam não enviou um posicionamento. O espaço segue aberto.

A Voluti não retornou até a publicação da reportagem, mas em resposta ao relato de uma vítima do golpe no Reclame Aqui, a empresa explicou que é uma instituição de pagamentos que fornece infraestrutura tecnológica por meio de APIs para o desenvolvimento de soluções financeiras e que, por isso, atende, exclusivamente, clientes pessoa jurídica, não mantendo relação direta com o cliente final.

“Esclarecemos, portanto, que não oferecemos nenhum serviço de site de vendas ou cobranças. Além disso, ressaltamos que a Voluti não exerce controle sobre como nossos clientes utilizam a infraestrutura e os serviços disponibilizados, limitando-se a fornecer a tecnologia de suporte para suas operações”, diz o texto da empresa.

A Voluti orienta, nesse caso, que o cliente lesado verifique no comprovante da transação os dados da empresa intermediadora. O nome e o CNPJ informados podem ajudar a identificar a responsável pela geração do pagamento e o recebimento do valor.

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