Também conhecido como Electronic Publication, o ePub é o formato de arquivo digital padrão para e-books e pode ser utilizado em aparelhos distintos, como e-readers, tablets ou celulares. Uma de suas principais características é o fato de ser otimizado para os mais diferentes tipos de tela, facilitando a leitura em qualquer dispositivo.
- Como comprar livros no Kindle | Guia Prático
- Qual a diferença entre um Kindle e um tablet para ler livros?
O EPUB se tornou padrão oficial do International Digital Publishing Forum (IDPF) em setembro de 2007 ao substituir o formato Open Ebook (OEB). Desde então, passou a ser suportado por muitas marcas, como o Kindle da Amazon e o Google Play Livros.
Recursos do EPUB
Assim como outros tipos de arquivos digitais, o Electronic Publication suporta alguns recursos variados.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
- Pode redimensionar o texto para caber em qualquer tela, incluindo o tamanho da fonte;
- Oferece a opção de marcador de página;
- Permite criar destaque de passagem e notas;
- Tem biblioteca para encontrar e guardar publicações;
- Pode adicionar gerenciamento de direitos digitais (DRM) como opção;
- Suporta imagens raster e vetoriais online.
Qual a diferença entre ePub e PDF?
Mesmo que ambos formatos tenham como foco a leitura digital através de telas distintas, o EPUB possui um maior nível de flexibilidade e pode se encaixar em qualquer display. Já o PDF não traz essa característica na hora da leitura, exigindo que o leitor faça zoom para conseguir ler páginas inteiras.
Por outro lado, o formato EPUB não é amigável na hora de imprimir e precisa ser convertido para tal propósito, enquanto o PDF geralmente tem um layout que se encaixa perfeitamente em folhas A4 e é fácil para fazer a impressão.

Há outros formatos de livros digitais?
Além do arquivo EPUB e do PDF, é possível encontrar outros formatos de livros e documentos digitais. Esses exemplos podem não ser tão populares quanto os dois mencionados, mas ainda dão as caras em diversos sites e produtos.
- TXT: Presente no bom e velho bloco de notas do Windows, esse formato é extremamente simples e direto, não permite a adição de imagens e não traz recursos importantes, como interatividade e proteção para direitos autorais digitais;
- MOBI: Também conhecido como Mobipocket eBook, o MOBI foi usado pela Amazon como primeiro formato no lançamento do Kindle. Porém, ele foi “aposentado” pela marca em 2022 e não é mais usado hoje em dia;
- AZW e AZW3 : O substituto do formato MOBI nos produtos Kindle, o AZW tem proteção para direitos autorais digitais e traz funções, como marcador de página e anotações. O AZW3 é a geração seguinte do arquivo e suporta HTML e CSS, além de oferecer o mesmo que seu antecessor.
O EPUB ainda é um dos principais formatos para eBooks, mas o PDF chama a atenção na hora de ler documentos e pesquisas. Se você prefere o segundo, então vale conferir como transformar documentos em PDF para manter a leitura em dia.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Xiaomi lança óculos inteligentes com som por condução óssea e preço baixo
- Brasil pode proibir circulação de carros a gasolina em 2040
- Tomografia do copo Stanley revela onde está o chumbo
- O Problema dos 3 Corpos | Por que a série tem esse nome?
- 😱 CAIU MAIS | Aproveite iPhone 13 de 256 GB em super oferta
- 8 modelos de planilhas prontas para controle de gastos mensais