20 estados estão em alerta para tempestades até esta quinta (5); veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta quarta-feira (4) dois tipos de alerta, em dois graus diferentes de intensidade, para chuvas. São eles: o amarelo, de perigo potencial, e o laranja, de perigo. Ao todo, há 20 estados e o Distrito Federal sob alerta, alguns para chuvas intensas e outras para acumulado de chuva.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Entenda o tsunami meteorológico, fenômeno que atingiu Santa Catarina
  • Ártico deve ficar sem gelo em sete anos, preveem cientistas

Todos eles entraram em vigor às 10 horas desta manhã e ficarão ativos durante 24 horas, ou seja, até a manhã de quinta-feira (5). Veja abaixo quais regiões estão sob qual tipo de alerta.

  • Alerta amarelo para acumulado de chuva se concentra apenas em dois estados, São Paulo e Minas Gerais, nas áreas do Vale do Paraíba paulista, região metropolitana e macro metropolitana de São Paulo, e sul/sudoeste de Minas Gerais.
  • Alerta laranja para acumulado de chuva abrange, majoritariamente, partes do Rio de Janeiro: regiões sul, centro e norte fluminense, baixadas, região metropolitana do Rio de Janeiro, e parte do Vale do Paraíba paulista.
  • Alerta amarelo para chuvas Intensas está sobre a maioria dos estados (19 e o DF). Entre eles: Amazonas, Acre, Rondônia, Piauí, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, e Distrito Federal.
  • Alerta laranja para chuvas intensas incide em parte dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Bahia, Pará, macro região metropolitana de São Paulo e Distrito Federal.

Além disso, há recomendações específicas do INMET para cada um dos dois tipos de alerta e intensidade. São eles:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Amarelo para acumulado de chuva: evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. As orientações do alerta laranja para acumulado de chuvas são as mesmas, mas com um acréscimo: em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Amarelo para chuvas Intensas: em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores devido ao leve risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda) e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. As orientações do alerta laranja para chuvas intensas são praticamente as mesmas, mas com uma ligeira mudança: se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de necessidade, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Também é possível receber alertas meteorológicos gratuitos para sua região no celular. Para isso, basta encaminhar o número do seu CEP para o número 40199 por mensagem de texto. 

Leia também:

  • Oceanos emitem enxofre e resfriam o clima mais do que se pensava
  • Dragão de Komodo: conheça o maior lagarto do mundo e seu potencial mortal

VÍDEO: Um papo sobre películas: fazem sentido? Protegem mesmo?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.