O que muda do Xiaomi 13 Ultra para o Xiaomi 14 Ultra?

O Xiaomi 14 Ultra foi oficialmente lançado como uma das opções mais avançadas da Xiaomi para 2024, e o celular trouxe algumas diferenças em relação ao seu antecessor. Assim como já aconteceu em gerações passadas, o modelo tem seus principais atributos na parte de câmeras, que recebeu diversas novidades em comparação com a geração passada.

  • Xiaomi 13 Ultra decepciona em câmeras e fica fora do top 10 do DXOMARK
  • Galaxy S24 x iPhone 15: qual é o melhor top de linha compacto?

Câmeras em foco

A câmera principal do Xiaomi 14 Ultra traz um sensor Sony LYT900, em vez do IMX989 presente na geração anterior. Mesmo que o novo componente mantenha a resolução de 50 MP e as grandes dimensões de 1 polegada, ele promete entregar performance otimizada em diferentes condições de luminosidade.

Xiaomi 14 Ultra ganhou nova câmera principal (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

O novo sensor foi anunciado pela Sony como parte de sua linha LYTIA, que surgiu em 2022 com o objetivo de dar maior liberdade criativa na hora de capturar fotos e vídeos. O Xiaomi 14 Ultra ainda traz algoritmos atualizados e desenvolvidos em parceria com a marca alemã de câmeras Leica, o que deve representar uma vantagem em relação ao seu antecessor em aspectos como exposição, qualidade de cor, nitidez e mais.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

O aparelho atualizado ainda traz suporte para abertura variável com 1.024 stops entre f/1.63 (obturador mais aberto) e f/4.0 (obturador mais fechado). Na prática, isso significa que é possível obter maior flexibilidade em aspectos como exposição à luz e profundidade de campo em fotos e vídeos, permitindo um efeito de desfoque mais preciso e natural, por exemplo.

Para referência, o Xiaomi 13 Ultra já tinha suporte para abertura variável, mas em um espectro ligeiramente mais restrito entre f/1.9 e f/4.0. Além disso, a geração passada oferece apenas dois stops, sem intermediários.

Parte de fotografia e vídeos é maior destaque do celular (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

As outras três câmeras traseiras do Xiaomi 14 Ultra permanecem com os mesmos sensores Sony IMX858 de 50 MP, posicionados para capturar conteúdos em ultrawide, telefoto com zoom de 3,2x e periscópio 5x.

Essa geração também ganhou um novo kit de fotografia, que agora também serve como uma bateria extra com capacidade de 1.500 mAh. O acessório ainda traz protetores para as lentes traseiras, além de um botão de obturador com acionamento em dois estágios.

Processamento, sistema e bateria

Assim como era esperado, o Xiaomi 14 Ultra também ganhou uma atualização de performance com a chegada do Snapdragon 8 Gen 3, que substitui o 8 Gen 2 presente no modelo anterior. A nova plataforma foi anunciada pela Qualcomm no final do ano passado, com otimizações de performance e novos recursos relacionados com a inteligência artificial (IA) processada no próprio dispositivo.

Celular traz interface HyperOS para sistema operacional Android (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Novidades também são vistas na parte de software, já que o smartphone roda a interface HyperOS baseada no Android 14, que chegou para substituir a MIUI característica dos aparelhos da Xiaomi. Além de trazer novos ícones e a reestruturação de alguns menus, o sistema também ganhou maior integração com outros itens da marca, incluindo produtos de casa inteligente, tablets, notebooks e mais.

Uma mudança mais sutil é vista na parte de bateria, já que sua capacidade ganhou 300 mAh e passou a 5.300 mAh. Na prática, isso significa que o Xiaomi 14 Ultra será capaz de entregar alguns minutos a mais de uso antes de descarregar completamente, mesmo que não seja uma melhoria tão aguda.

Adicionado a isso está o aumento da velocidade máxima das recargas sem fio, cuja potência passou de 50 W para 80 W. O carregamento por cabo permanece em 90 W.

Já as características principais que não sofreram grandes alterações no Xiaomi 14 Ultra incluem:

  • Versões com até 12 ou 16 GB de RAM
  • Tela de 6,73 polegadas com resolução de 1.440 x 3.200 pixels e taxa de atualização de até 120 Hz
  • Opções com 256 e 512 GB de armazenamento interno, além de uma variante mais avançada com 1 TB
  • Câmera frontal de 32 MP com sensor OmniVision
  • Resistência IP68 contra água e poeira

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Xiaomi lança câmera de segurança CW500 com preço baixo e proteção contra chuva
  • 10 comandos legais para usar no Gemini
  • Presença de chumbo em copo Stanley rende processos à empresa
  • Os 45 filmes mais esperados de 2024
  • Baleia-azul gera híbridos ao acasalar com outras espécies
  • Xiaomi 14 Pro ganha comunicação via satélite e fica ainda mais caro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.