Há mais de 40 anos, Naomi Campbell mantém uma carreira de destaque mundial na moda. Para celebrar o legado da supermodelo, uma exposição inédita chega ao Museu Victoria & Albert (V&A), em Londres, no Reino Unido. Prevista para junho, a mostra Naomi: In Fashion reunirá looks icônicos do acervo da britânica, além de uma curadoria de imagens feita por Edward Enninful.
Vem conferir!

Produzida em colaboração com a própria Naomi Campbell, a exposição terá como foco compartilhar a contribuição da modelo para a indústria da moda. Para compor a novidade, acervos de grandes designers, que estiveram na trajetória da estrela, foram emprestados.
O extenso repertório fashion da top model, composto por roupas de alta-costura e de prêt-à-porter (pronto para vestir), estará disponível para o público conhecer na capital inglesa. Peças icônicas, como o espartilho by Thierry Mugler que Naomi usou no desfile de 1989, e as plataformas altas de Vivienne Westwood com as quais a modelo caiu em 1983, serão exibidas.
Em comunicado à imprensa, Sonnet Stanfill, curador de moda do V&A, definiu a britânica como “uma das figuras mais prolíficas e influentes da cultura contemporânea”. “Estamos muito satisfeitos por trabalhar com Naomi Campbell nesse projeto e por celebrar sua carreira com o público”, destacou.
Amigo e ex-editor-chefe da Vogue Britânica, Edward Enninful contribuiu para a exposição com uma instalação de fotos feitas por Tim Walker, Nick Knight e Steven Meisel. A ideia também é apresentar imagens da relação social e filantrópica de Naomi com instituições e países. Na exposição, por exemplo, haverá fotografias com Nelson Mandela e a participação na Black Girl Coalition, em 1989.





Naomi Campbell, a supermodelo
Com um extenso currículo, Naomi Campbell cravou o próprio nome na história da moda. Ao lado de outros grandes ícones, como Cindy Crawford e Linda Evangelista, a britânica é considerada uma das supermodelos que ascenderam nos anos 1990.
Além da beleza inquestionável, Naomi se sobressai por entregar personalidade e profissionalismo aos trabalhos. A estrela se tornou uma das “queridinhas” dos principais estilistas, como Gianni Versace, Vivienne Westwood e John Galliano. O legado da top model segue até os dias atuais, com a modelo — aos 53 anos — sendo vista em desfiles, campanhas e capas de revista de moda.
Referência para milhares de mulheres negras, Naomi Campbell contribui para a moda além das passarelas. Não à toa, ela é constantemente citada em músicas e filmes, como Get Me Bodied, de Beyoncé.




A exposição que celebra os 40 anos de carreira de Naomi Campbell será aberta em 22 de junho, no Museu Victoria & Albert Museum, em Londres. A data de encerramento não foi divulgada.